terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Que Bandeira!

_ Seu Paulo, de quem é "Vou me embora prá Pasárgada"?
_ Acho que é do Oswald marido da Pagu. Mas vamos confirmar.
Internet bola, e pimba: Manuel Bandeira.
Não dava prá ficar nisso. Li a biografia do cara e ele foi, ou é uma fera.
Numa das páginas que tinha o poema, logo a seguir tinha outro, muito mais contundente.
Ruptura, de ruptura, de ruptura.
A cara do bandeira dando a cara.
A cara prá bater derrubando prateleras, desordenando os móveis da sala de jantar, pondo revistas do Zéfiro nos copos de cristal.
E eu quebrei a cara. Mas bem que ele poderia ter participado da Semana de 22. Porra, ele tem todo o jeito.
Olhaí as jóias, babem:

Vou-me embora pra Pasárgada
Vou-me embora pra Pasárgada
Lá sou amigo do rei
Lá tenho a mulher que eu quero
Na cama que escolherei
Vou-me embora pra Pasárgada
Vou-me embora pra Pasárgada
Aqui eu não sou feliz
Lá a existência é uma aventura
De tal modo inconseqüente
Que Joana a Louca de Espanha
Rainha e falsa demente
Ver a ser contraparente
Da nora que nunca tive
E como farei ginástica
Andarei de bicicleta
Montarei em burro brabo
Subirei no pau-de-sebo
Tomarei banhos de mar!
E quando estiver cansado
Deito na beira do rio
Mando chamar a mãe-dágua
Pra me contar as histórias
Que no tempo de eu menino
Rosa vinha me contar
Vou-me embora pra Pasárgada
Em Pasárgada tem tudo
É outra civilização
Tem um processo seguro
De impedir a concepção
Tem telefone automático
Tem alcalóide à vontade
Tem prostitutas bonitas
Para a gente namorar
E quando eu estiver mais triste
Mas triste de não ter jeito
Quando de noite me der
Vontade de me matar
– Lá sou amigo do rei –
Terei a mulher que eu quero
Na cama que escolherei
Vou-me embora pra Pasárgada
=====
O cara me pareceu algo profético. O celular que o diga.
Mas o grande tapa é isto aqui ó:
Poética
Estou farto do lirismo comedido
Do lirismo bem comportado
Do lirismo funcionário público com livro de ponto
expediente protocolo e manifestações de apreço ao sr. diretor
Estou farto do lirismo que pára e vai averiguar no dicionário
o cunho vernáculo de um vocábulo
Abaixo os puristas
Todas as palavras sobretudo os barbarismos universais
Todas as construções sobretudo as sintaxes de exceção
Todos os ritmos sobretudo os inumeráveis
Estou farto do lirismo namorador
Político
Raquítico
Sifilítico
De todo lirismo que capitula ao que quer que seja fora de si mesmo.
De resto não é lirismo
Será contabilidade tabela de co-senos secretário do amante exemplar
com cem modelos de cartas e as diferentes maneiras de agradar
às mulheres, etc.
Quero antes o lirismo dos loucos
O lirismo dos bêbados
O lirismo difícil e pungente dos bêbados
O lirismo dos clowns de Shakespeare
- Não quero mais saber do lirismo que não é libertação.
=====
Fernandes, Paulo Cesar (Keine Grenze

Nenhum comentário:

Postar um comentário