quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

O verão chegou

Der sommer kommt (O verão chegou)
Hoje.
Quase agora.
Neste março de 2009, dia 20. Sou projetado aos meus 16 anos, quando em 1967, ouvi pela primeira vez “Alegria,Alegria” de Caetano Veloso, música que chamo de Hino ao verão.
Era uma daqueles Festivais de MPB que comoviam todo o país, mas mais intensamente o estado de São Paulo, onde realmente tudo acontecia, e acho eu, continua acontecendo.
E por que isso? Por que esse retorno à quase infância?
Após o almoço, no tempo destinado a um descanso, eu parei. Parei o mundo para ouvir o Cd "Blinder passagier" de Rio Reiser. Nesse Cd, todo ele belo, destaco eu a música “Der sommer kommt” ( O verão chegou ).  Esta me trouxe as mesmas sensações da música do Caetano: um cheiro de ozona no ar; sinto gotas de água na grama; o céu se me afigura mais claro que antes; uma imotivada esperança permeando a vida.
Tomei da coragem e do dicionário, e aí está o resultado: uma tradução não literal, mas na medida do possível buscando manter a poética do original. Com evidente perda em função do meu não domínio da germânica língua. Que me perdoe Rio Reiser, que se foi no ano de 1996, deixando um total de 12 CD´s e diversas participações militantes em toda oportunidade de angariar fundos para causas em que acreditava: Aid for Africa; Em favor do imigrantes; etc..
A vida levou cedo este ser necessário ao nosso mundo, tal qual Gonzaguinha. Aí está:
Der sommer kommt (O  verão chegou)
        A chuva desfez o gelo, o mundo está de volta
        Pessoas saem, o ar está claro
        Uma ave canta, uma nova lua
        O primeiro grilo, chegou o verão

        A chuva desfez o gelo, o céu se aquieta
        O dia se alonga, a neblina sobe
        Uma estrela some no horizonte
        A primavera foi, e o verão chegou

        A chuva desfez o gelo, o mundo está molhado
        Uma flor de cerejeira vem ao solo
        Uma ave canta e alça vôo
        Você avança, o verão chegou.

Se vc quiser ouvir algo bom chame o Rio Reiser!!!
Ampliar os horizontes do nosso paladar cultural é salutar.
Revigora o destino.
Por hoje chega!!!
Fernandes, Paulo Cesar (Keine Grenze  Hoje com 16 anos

Nenhum comentário:

Postar um comentário