sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Oratio de Hominis Dignitate (Giovanni Pico della Mirandola

Vida
Giovanni Pico della Mirandola (Mirandola, 24 de fevereiro de 1463Florença, 17 de novembro de 1494), foi um erudito, filósofo neoplatônico e humanista do Renascimento italiano.
Giovanni, o filho mais jovem de Gian Francesco I e Giulia Boiardo, conde e condessa de Concordia e de Mirandola no Ducado de Modena, desde a infância impressionava por seus dotes intelectuais que incluíam uma extraordinária memória e dons artísticos muito desenvolvidos. Decidiu dedicar a sua vida inteiramente aos estudos e com apenas quatorze anos de idade, partiu para a Universidade de Bolonha com o objetivo de estudar Direito Canônico e preparar-se para seguir a carreira eclesiástica. Entretanto, insatisfeito com os estudos puramente jurídicos, decidiu aprofundar-se em Filosofia e Teologia que despertaram-lhe a predileção.
Giovanni passou ainda sete anos viajando pela Itália e França, estudando em suas principais faculdades em Ferrara, Pádua e Paris, enquanto se dedicava a aprender os idiomas latino, grego, hebraico, árabe e sírio.

Oratio de Hominis Dignitate (Fragmento)
Não te criamos celestial nem terrestre,
nem mortal nem imortal,
mas de modo que pudesses ser
... livre de acordo com tua própria vontade
e para tua própria honra,
para seres teu próprio criador e construtor.
A ti mesmo, somente, demos crescimento e desenvolvimento,
dependentes de tua própria livre vontade.
Trazes em ti os germes de uma vida universal.
Pico della Mirandolla

Nenhum comentário:

Postar um comentário