sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Acerca do sonho

Se algum dia, um dia qualquer desses que passam, se o sonho se deslocar de minha vida, devo estar/devo me por atento; e viver mais e mais, cada dia mais intensamente, mais loucamente desvairado; pois a minha vida, ela mesma, sábia que é, estará em breve, muito breve mesmo, seguindo em seu encalço.
Paulo Cesar
11/09/2011
Meu dia e meu coração dedicado ao povo do Chile.
A Salvador Allende que sonhou um Chile Socialista!!!
Ao meu irmão de fé Salvador Allende. Allende Vive!!!


Ainda sobre sonho, mas o sonho de uma nova  língua: a lingua francesa; de uma nova cultura: a cultura francesa. Cultura européia....   ....e brasileira, claro!
Cerca de um ano assino os 6 canais internacionais oferecidos pela operadora. Salvo o canal japones que por óbvios motivos nada tem a ver comigo, os demais são foco de meu interesse.
Tenho observado com atenção nos 5 últimos meses a TV5MONDE francesa. Em geral focava o sábado onde um programa Tatarata tem na música e nos musicos seu foco. Ali conseguia eu algo de atualização musical. O problema é que os apresentadores falam muito, e muito rápido. Me bastava saber o nome do artista para na Internet conseguir informes sobre ele. E eventualmente baixar algum CD. Os demais programas e filmes me eram interditos, pois falados em frances e nada a ver com o ritmo dos cursos da lingua.
Esta semana que passou consegui assistir a dois filmes nessa emissora, ambos com legenda em portugues.
Tive a oportunidade de ver filmes legendados em frances mesmo, creio de grande utilidade aos aprendizes da lingua.
O que me chamou a atenção foi a inexistência da violência gratuita como estamos acostumados a ver. Inexiste a perseguição em alta velocidade por avenidas e becos estreitos, clichês mais que desgastados no cinema norteamericano, um cine essencialmente violento, culturalmente pobre e sem qualquer criatividade ou sensibilidade, há ressalvas honrosas a serem feitas, e não as cito por não serem poucas. Entretanto a grande maioria é lixo cultural.
Giorgio Gaber num de seus monologos diz que "os americanos nunca aprenderam a cultura, um violino suave... não, nada disso, apenas luzes de neon piscantes, autoestradas, etc.". Digo eu, uma velocidade estonteante e incapaz de permitir ao espectador pensar, pois não são feitos para quem pensa, são feitos para quem paga para ver. Ver apenas. Se perguntarmos à saída, para alguém do público que guardou do filme a maioria nada saberia dizer.
Já o cine europeu é mais lento em seu ritmo, carrega multiplos signos e mensagens em seu transcurso. É feito em sua maioria para um público que pensa. Existe lixo também? Claro que sim. Mas vejam a obra de Win Wenders, o alemão que o Cine Conhecimento (TV FUTURA) não cansa de exibir, chegando a repetir algumas obras. Cinema italiano. Cinema francês. Nada disso chega às telas do Brasil.
Cinema é sonho, fantasia, o inusitado, o criativo de um Walter Salles do Brasil.
Se puder de um salto de qualidade para os numeros 140 a 144. Mude de canal Faça um "upgrade" na sua cultura. Vale a pena. A TV brasileira é o pior lixo que temos no pais. Não é a toa que o público migra para o microcomputador. Enquanto a tv do Brasil explorar a miséria humana estará enquadrada como lixo. LIXO!!!
Paulo Cesar Fernandes 
 12/09/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário