sábado, 22 de agosto de 2015

20150822 Bases várias

Bases várias


Todo homem deve ter uma ou várias causas na vida para lutar.


Deve ter diversos pontos de interesse para seu apoio interior. Dessa forma se torna mais fácil superação face a qualquer dificuldade.


O homem monofocal, de foco único, se fragiliza quando esse foco lhe traz dificuldades.


Quem foca a família, por exemplo, desmorona se a mulher lhe sacaneia, se seu filho ou filha apronta. 


O trabalhador que em detrimento da família e de tudo foca o trabalho. Um só aceno de desemprego lhe tira a razão, entra em nóia. O chão lhe sai de sob os pés e, assim como aquele que foca apenas a família, a vida perde sentido.


Qual o antídoto contra isso?


Estabelecer muitos interesses na vida. Assim como : Família; Trabalho; Esporte; Lazeres diversos; Viagens; Clubes de Servir ou Sociais.


Estas diversas e distintas bases de apoio estruturam a nossa vida de forma mais segura. Se uma das áreas der problema, e sempre alguma pode nos apresentar dificuldades; temos nós outras tantas para nos ocupar.


Sim. É um alerta, um cuidado a mais apenas.


Verificar sempre se nossa vida é monofocal ou multifacetada. Ampla, no sentido mais profundo dessa palavra.


Ao escrever isto, me coloco como o primeiro destinatário desse alerta. Até mesmo por uma questão de honestidade.


Quem sou eu para ditar regras?


Estas não são regras. Longe disso. São apenas lembretes desta tarde de sábado. Partilho com as pessoas amigas capazes de ter paciência em me ler. Palavras escritas nesta cinzenta tarde, na minha querida Cidade de Santos.


Num salto, olhando o mundo ao meu redor. Ouvindo um palavrão entre pessoas que se conhecem muito bem, a ponto de saber a profissão da mãe do outro, essas reflexões se puseram em pauta na minha cabeça.


Tais reflexões não são uma preocupação, pois cada qual sabe de si. Mas algo ruminante em mim até chegar ao papel.


Me ocupo sim do bem estar das pessoas. Na vida corrida de cada uma. Na dor presente em tantos lares, por vezes dor desnecessária. Nos olhos tristes e sem vida pela rua encontrados.


Pior que ter um só foco é ter nenhum foco, ter vazia de tudo a vida.


Um foco; dois focos; três focos; etc.


Alguns interesses adicionais são bases seguras para nossa maior segurança. 


Pode acreditar nas minhas palavras, nascem da mais pura sinceridade.


Paulo Cesar Fernandes

22/08/2015


P.S.: Por favor comentários são bemvindos. Obrigado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário