sexta-feira, 14 de agosto de 2015

20150814 Luz e sombra

Luz e sombra


"Quem não soube a sombra não sabe a luz."   (Taiguara




Que é a sombra nos versos do poeta?


Cada um de nós poderia apontar diversas coisas como sendo a sombra.


Os porões da Ditadura Militar de qualquer pais; a base de Guantánamo, cujos aprisionados não tem sequer uma acusação ou sentença formal a eles imputada, e sofrem humilhações a maltrato de toda sorte. O ISIS. O dentista que matou Cecil. Qualquer facção terrorista. A mutilação das meninas na África. O trabalho escravo. O genocídio de qualquer etnia que se tenha perpetrado no mundo. Etc. Etc. Etc.


Esse é o mundo do nãoEU. Nada belo por sinal.


É tempo de olhar e pensar na sombra ao nosso redor. Falo dos "nóias" diversos a nos circundar. Lembro: esse termo é usado entre os usuários de Crack e drogas pesadas. E eles estão perto de nós, em nossa rua; em nosso bairro; em nossa cidade. Falo dos alcoólatras cuja vida se volta para a fuga de si mesmo, no mais profundo sentido. Falo dos sedentos de Poder, tudo fazem para a
este chegar. Em todos estes casos a vida e a morte estão sempre pendentes de confronto.


E quem viveu o Inferno Astral da Prefeitura de Santo André por exemplo, sabe bem o que é a sombra. Outras tantas instituições eu poderia citar como sombrias. Mas podemos estar dentro de todas essas instituições e não embarcarmos nas sombras vigentes. Somos Livres. Soberanos dos nossos destinos. E podemos escolher entre a presença e o distanciamento de tudo isso.


A livre escolha dos próprios caminhos é um direito do Ser. Assegurado pelas Leis Naturais. Muito superiores às tropegas leis terrestres. Como ensinavam os gregos, a perfeição está no Universo, e a esta perfeição devemos nos assemelhar.


Mesmo possuidores de nosso lado obscuro, temos ainda nosso lado claro e cristalino a ser visto, explorado e examinado com mais afeto. Exatamente esse lado nos traz os momentos mais benéficos em suas emoções. Momentos de adesão a causas nobres, de um tratamento respeitoso àquela pessoa de conversa desagradável. Lembra do Hardy Har Har? "Oh! Céus! Oh dia! Oh! Azar!"; eu me refiro a pessoas dessa ordem. Nosso tempo a elas dedicado é valioso para elas, mais cedo ou mais tarde nos serão gratas.


Não é necessário ter vivido a sombra para saber da luz. Mas quem viveu a sombra, ao encontrar-se distante dela já sente grande felicidade. Estar distante das agressões dos seres das sombras já é um grande avanço. Podemos não estar ainda na verdadeira Luz da Sabedoria; mas o fato de combater o espelho com toda sinceridade é um avanço significativo.


Somos todos caminhantes para a luz. Já não estamos dentro da Caverna de Platão; porém ainda não estamos aptos a ver a completa luz; a vivenciar essa luz mais plenamente. Mas "já pusemos o pé nessa estrada" como diz o poeta; e não tem volta, pois a partir de um certo ponto funciona a Lei da Inércia: quanto mais nos movemos mais tendemos a nos mover. Iniciado o processo de progresso, adicionada a ele nossa energia, somos sim um barco a navegar mais intensamente para a foz da plenitude do Ser. E Plenitude é a Sabedoria, Equilíbrio e Felicidade.


A Luz da Sabedoria há de brilhar sobre todos nós; mais cedo ou mais tarde. 


Viva e deixe viver!


Paulo Cesar Fernandes.

14/08/2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário