terça-feira, 11 de agosto de 2015

20150811 Desafios

Desafios.


Descer o Rio São Francisco, de Pirapora (MG) até Juazeiro (BA) é uma jornada e tanto. Mas nós não podemos conduzir o barco Rio abaixo, e mapa acima (rsrsrs). 





Necessitamos de pessoa que conheça os bancos de areia, os trechos mais serenos e os mais perigosos. Porém, mesmo a esses feras da navegação do Rio São Francisco. Tripulantes de longos anos. Cada viagem é um novo desafio. 


Numa das cidades de parada obrigatória o portinho se danificou com as chuvas. Noutra os carregadores entraram em greve. As dez pessoas previstas para embarcar em Sento Sé não apareceram e o barco não pode esperar.


Nada é tão certo e justo como bem o gostaríamos. Cada dia é novo desafio.


Por que estou dizendo isto?


Pelo simples fato de viver ser um desafio. E desafio muito maior é viver em harmonia com os semelhantes e consigo mesmo.


E sempre encontramos pessoas obstáculos na jornada rio abaixo. Sempre! Não há ilusão possível. Mas o grande jogo é fazer como fazia um companheiro de trabalho Décio de Faria Lima quando tínhamos pela frente uma reunião "daquelas".


_ Hoje PC o clima vai ser quente. Como eu sou mais velho já tomei muitas pancadas nesta vida. Eu acostumei. Quando o cliente bater pesado, por mais pesado que seja sobre o nosso trabalho, deixa eu responder.


E assim foi a reunião. Inventavam defeitos no produto. Diziam ser o banco deles diferente no tratamento da coisa. Um novo sorriso no rosto de Décio e uma resposta explicativa e convincente.

Eu sentia meu barco despedaçar, e Décio o remontava na resposta. 

Eu tremia de raiva. Taquicardia. Detonado.

Na saída, ao final do tormento, Décio sorrindo me diz:


_ PC, eu sou um velho jogador, e desse esporte eu já tenho mais de 30 anos. Eu posso não saber um monte de coisas, mas de Marketing e Vendas eu conheço tudo. Mato todas as bolas no peito, deixo ela cair nos meus pés e saio jogando assim.

_ Assim como Décio?

_ Na categoria PC. Essa hora eles estão se pegando lá em cima e vão comprar nosso produto. Pode ter certeza. Conheço esse tipo de gente. - rindo muito.


Não deu outra. Semana seguinte enquanto ele resolvia a papelada eu estava com o pessoal de informática do banco fechando data de instalação.

Meu desafio nesse evento foi ficar calado.


O rio sempre corre para o mar. É verdade. Mas obstáculos, maiores ou menores sempre vamos encontrar até chegar à foz.


É bom estar sempre preparado.


Paulo Cesar Fernandes

11/08/2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário