quinta-feira, 19 de novembro de 2015

20151120 Lô Borges A Via Láctea 1979

Lô Borges
A Via Láctea
1979








*
Lô Borges* ‎– A Via-Láctea
Label: EMI ‎– 31C 064422851
Format: Vinyl, LP, Album 
Country: Brazil
Released: 1979
Genre: MPB
*
*** Tracks
*
01 Sempre-Viva (03.34
02 Ela (03.25
03 A Via-Láctea (03.00
04 Clube da Esquina Nº 2 (03.56
05 A olho nu (03.06
06 Equatorial (03.11
07 Vento de maio (04.23
08 Chuva na montanha (02.45
09 Tudo que você podia ser (03.44
10 Olha o bicho livre (02.38
11 Nau sem rumo (02.33
*





















*
*** Letras
*
01 Sempre-Viva (03.35

Isto não se apaga como a vela
Nem ao menos se despersa qual vento dos corações
Já estava bem preparado no ventre de toda mulher
Já escrito assim na parede das celas, das praças de qualquer país
Passageira chama fogo da vida
A vontade livre tudo intimida por simples ser
Vento na manhã caravana, um bicho voando no céu
Casamento de uma aranha
A dança macia dos canaviais

Toda tribo viva é bailarina
O alimento vento, fruto dos mares rebelião

Já estava bem preparado no ventre de toda mulher
O milagre da tempestade
Veneno da rua aprendida a lição de colher
Uma fruta no chão
Isto não se apaga...

Toda tribo viva é bailarina
O alimento vento, fruto dos mares rebelião

Já estava bem preparado no ventre de toda mulher
O milagre da tempestade
Veneno da rua aprendida a lição de colher
Uma fruta no chão
Isto não se apaga...
*
02 Ela (03.30

Quando Chego
A fim de falar
ela dorme em frente a tevê
E se esquece
Das pragas que ele me jurou
E depois de se benzer
Me diz até amanhã
E nem percebe mais a solidão

Noutro dia
Acorda de bem
tem os olhos molhados de céu
Acredita no sonho, que o Sol brilhou
E na força do avião
E nunca vê o mau
Monotonia desse ideal

Mas prepara
Um belo jantar
Tira a blusa, me faz um sinal
O vestido azul do noivado está
Enterrado no baú
e o vento da paixão
Já vem soprar de novo o coração
*
03 A Via-Láctea (03.00

Vendaval, carrossel, segue a vida a rolar
Pé na estrada, pó de estrelas, coração vulgar.
Que navega no céu e navega no ar,
grão de areia a vagar ...
Caravela, pão e mel, segue o circo a rolar

Picadeiros, primaveras, coração vulgar.
Que navega no céu e navega no ar,
grão de areia a viver na espuma do mar
E o grão de tão pequeno,
ser tão grande o que a gente é,
ter esse destino de pessoa que sonhou..

Que navega no céu e navega no ar,
grão de areia a bailar lá no fundo do azul.
E anda que nem bola,
como a vida quando quer brotar
rola como anda que nem fonte de calor...
Barricada, cordilheiras, coração vulgar.
Que navega no céu e navega no ar,
grão de areia a vagar, na espuma do mar...
Aventuras, cicatrizes, segue o mundo a rolar
Diamantes, universo, coração vulgar.
Que navega no céu e navega no ar
grão de areia a vagar na espuma do mar..
*
04 Clube da Esquina Nº 2 (04.00

Porque se chamava moço 
Também se chamava estrada 
Viagem de ventania 
Nem lembra se olhou pra trás 
Ao primeiro passo, asso, asso 
Asso, asso, asso, asso, asso, asso 
Porque se chamavam homens 
Também se chamavam sonhos 
E sonhos não envelhecem 
Em meio a tantos gases lacrimogênios 
Ficam calmos, calmos 
Calmos, calmos, calmos... 
E lá se vai mais um dia... 

E basta contar compasso 
E basta contar consigo 
Que a chama não tem pavio 
De tudo se faz canção 
E o coração na curva 
De um rio, rio, rio, rio, rio 
E lá se vai... 
Mais um dia... 

E o rio de asfalto e gente 
Entorna pelas ladeiras 
Entope o meio-fio 
Esquina mais de um milhão 
Quero ver então a gente, gente 
Gente, gente, gente, gente, gente 
E lá se vai
*
05 A olho nu (03.10

Quero ver você sair ao mar
Amar o precipício solto numa boa
E deixar atrás o velho cais
E na distância ver a olho nu
Com asa fechada ninguém voa
Vamos juntos nessa lição aprender

Arriscar até secar as lágrimas
E deixar atrás todo o cais...

Quero ver você dormir em paz
Amar sem perguntar o nome da pessoa
E deixar atrás o velho lar
Na solidão e ver a olho nu
Na falta de céu ninguém voa
E cantar alguma canção é a toa

Arriscar até a lágrima inundar
Todo o cais...
*
06 Equatorial (03.15

Vou dizer o que sei, 
Lugar sem lei que me incendeia 
Ó você, meu amor, viveu sem ver 
Evidente o espaço eu sei 
Nesta noite equatorial, eu vou sair outra vez, 
Onde morre a trilha do meu silêncio 
Vou te buscar... 
Clara dor tropical 
Lugar sem lei 
Meu adeus minha vila 
Meu adeus sideral 
Ninguém notou 
Nesta noite nasceu meu pai 
Pelo dia Equatorial 
Eu vou sair outra vez 
Onde morre a trilha do meu silêncio 
Vou te buscar 
Nesta noite equatorial 
Eu vou sair outra vez 
Onde morre a trilha do meu silêncio 
Vou te buscar
*
07 Vento de maio (04.26

Vento de maio rainha de raio estrela cadente 
Chegou de repente o fim da viagem 
Agora já não dá mais pra voltar atrás 
Rainha de maio valei o teu pique 
Apenas para chover no meu piquenique 
Assim meu sapato coberto de barro 
Apenas pra não parar nem voltar atrás 
Rainha de maio valeu a viagem 
Agora já não dá mais... 
Nisso eu escuto no rádio do carro a nossa canção 
Sol girassol e meus olhos abertos pra outra emoção
E quase que eu me esqueci que o tempo não pára 
Nem vai esperar 
Vento de maio rainha dos raios de sol 
Vá no teu pique estrela cadente até nunca mais 
Não te maltrates nem tentes voltar o que não tem mais vez 
Nem lembro teu nome nem sei 
Estrela qualquer lá no fundo do mar 
Vento de maio rainha dos raios de sol 
Rainha de maio valeu o teu pique 
Apenas para chover no meu piquenique 
Assim meu sapato coberto de barro 
Apenas pra não parar nem voltar atrás
*
08 Chuva na montanha (02.48

Anda vem me lumiar com sua chama
Vai anoitecer
Não importa se o vento quer entrar na nossa porta
pra assustar você
é que ele não pode entender
vento não tem onde se deitar
Eu também não descansei até surgir você
corre estrada, gira mundo 
e na cabeça torre de babel
como pode haver um rio 
sem a chuva da montanha pra poder seguir
sou um rio que procura o mar
minha chuva chove de você
E a gente vai andando, vai amando até o fim.
*
09 Tudo que você podia ser (03.48

Com sol e chuva você sonhava
Que ía ser melhor depois
Você queria ser o grande herói das estradas
Tudo o que você queria ser

Sei um segredo você tem medo
Só pensa agora em voltar
Não fala mais na bota e no anel de zapata
Tudo que você devia ser sem medo

E não se lembra mais de mim
Você não quis deixar que eu falasse de tudo
Tudo que você podia ser na estrada

Ah! sol e chuva na sua estrada
Mas não importa não faz mal
Você ainda pensa e é melhor do que nada
Tudo que você consegue ser ou nada
*
10 Olha o bicho livre (02.40

Como laranja não é cana 
Manja bem essa história 
Um dia os bichos todos 
Resolveram cair fora 

Um dia os bichos todos 
Resolveram cair fora 

No muro ficava escrito 
Bicho bom é bicho preso com as mãos 
E eles se arrancaram 
E ninguém ficou surpreso, ah, ah... 

A sirene nos nossos ouvidos 
Feito doida, muito doida sirenou 
Despertando o guarda 
E assustado fulo então ele gritou 

De fuga em fuga uma figa ele fez 
Lembrando aquilo tudo que o chefe lhe falou 
"Se os bichos fogem outra vez 
Você é quem fica preso na jaula" 
E arrepiado ele gritou... 

Leão, macaco, Ema 
Vou fugir também 
Vou pra floresta, 
Vou direto pra Belém 

Pra saber dessa lição 
Não é preciso ir à aula não 
Bicho bom é bicho 
Livre do lado de fora da jaula, êh 

Como laranja não é cana 
Manja bem essa história 
Um dia os bichos todos 
Resolveram cair fora 

Um dia os bichos todos 
Resolveram cair fora 

De fuga em fuga uma figa ele fez 
Lembrando aquilo tudo que o chefe lhe falou 
"Se os bichos fogem outra vez 
Você é quem fica preso na jaula" 
E arrepiado ele gritou...  

Como laranja não é cana 
Manja bem essa história 
Um dia os bichos todos 
Resolveram cair fora 

Um dia os bichos todos 
Resolveram cair fora, ih...
*
11 Nau sem rumo (02.36

Onde foi parar a cuca dos caras
Que agüentaram a barra
De lutar, por nossas ruas morrer
Ou mais simplesmente ser
A poeira da estrela
Será agora e saber...

Achei nosso nome na tempestade
Numa asa cortada
Ou na página do livro amor
Na página que faltou
Na poeira de uma bomba
Será agora e saber...

Na poeira de uma bomba
Será agora e saber...

Achei nosso nome na tempestade
Numa asa cortada
Ou na página do livro amor
Na página que faltou
Na poeira de uma bomba
Será agora e saber...
*
*****

Nenhum comentário:

Postar um comentário