domingo, 8 de novembro de 2015

20151108 Boca Livre Bicicleta 1980

Boca Livre
Bicicleta
1980




Label: Boca Livre Produções E Gravações Ltda. ‎– BL-0002 
Format: Vinyl, LP, Album, Gatefold 
Country: Brazil  
Released: 1980  
Genre: MPB 
Style: MPB 
*
*** Personnel
*
David Tygel: viola, violao, vocal
Jose Renato: violao, vocal
Mauricio Maestro: bass, violao, viola, vocal, instrumental and vocal arrangements
Lourenco Baeta: violao, viola, vocal, flute, violin
*



*
*** Tracks:
*
01 Um canto de trabalho (04.16
Nelson Ângelo   Cacaso
02 As moças (03.31
Zé Renato   Juca Filho)
03 Correnteza (02.34 part. Antonio Carlos Jobim
Tom Jobim   Luis Bonfá
04 Neném (03.05
Maurício Maestro
05 Porto Seguro (03.34
David Tygel   Márcio Borges
06 Bicicleta (02.48
Zé Renato
07 Saci (04.15 part. Antonio Carlos Jobim
Paulo Jobim   Ronaldo Bastos
08 Passarinho (02.12
Lourenço Baeta
09 Boi do Maranhão (03.28
Urrou do Boi (Tradicional
Boi do Pindaré (Tradicional
Boi Danado (Sergio Habibe
10 Arado (02.12
Dalmo Medeiros
11 Nossa dança (02.36
Danilo Caymmi   Ana Terra
***
*
*** Tracks:
*
01 Um canto de trabalho (04.16
Pra refazer o trabalho, pra semear minha vida
Já bate a cancela, bate o tempo do pilão
Já bate o atabaque rebatendo a imensidão
O céu pegando fogo uma estrela vai queimar

Eu sou quem me chama, eu não sou desse lugar
Serra do mar noite alta vou preparar minha volta
Já bate o remo n'água, bate o vento no veleiro
Matando minha mágoa, bate couro no terreiro

Na volta do caminho tem os anjos pra velar
A gente lá de casa bate roupa pra lavar
Pra renascer todo dia, pra descobrir o compasso
Já bate a correnteza, bate asa no sertão

O boi puxando o carro candieiro a direção
Meu filho me falava que o avô do meu avô
Na vida que levava muita pena se passou.
*
02 As moças (03.31
Uma casa antiga e um pé de flor na porta 
E os meninos soltos pelo laranjal 
Mariana e Gabriela, dois sorrisos 
Timidez guardada em renda e chita azul 
Alecrim, manjericão, camélia, flor e flor 
Meigamente Mariana espera seu amor 
Manga-rosa, carambola, jambo, fruto bom 
Gabriela meigamente inquieta floração 
Uma casa antiga assim como a Tartária 
E os meninos soltos pelo mundo seu 
Dois sorrisos Gabriela e Mariana 
Doçura guardada em renda de algodão 
Manga-rosa, carambola, jambo, fruto e flor 
Meigamente Mariana esconde seu sabor 
Alecrim, manjericão, camélia, floração 
Gabriela meigamente, inquieto coração 
Uma casa antiga, alegre e avarandada 
Guarda seus meninos, corpo protetor 
Mariana e Gabriela agora dormem 
Feito num quintal repousam, fruto e flor
*
03 Correnteza (02.34 part. Antonio Carlos Jobim
A correnteza do rio vai levando aquela flor
O meu bem já está dormindo
Zombando do meu amor
Zombando do meu amor

Na barranceira do rio o ingá se debruçou
E a fruta que era madura
A correnteza levou, 
A correnteza levou
A correnteza levou, ah

E choveu uma semana e eu não vi o meu amor
O barro ficou marcado aonde a boiada passou
Depois da chuva passada céu azul se apresentou
Lá à beira da estrada, vem vindo o meu amor
Vem vindo o meu amor
Vem vindo o meu amor

Oh, dandá, oh, dandá, oh, dandá, oh, dandá

E choveu uma semana e eu não vi o meu amor
O barro ficou marcado aonde a boiada passou

A correnteza do rio vai levando aquela flor
E eu adormeci sorrindo
sonhando com nosso amor
Sonhando com nosso amor
Sonhando...

Oh, dandá, oh, dandá
Oh, dandá, oh, dandá, oh, dandá
*
04 Neném (03.05
Se você quer
Pode sentar no meu colinho, neném
Eu sou santinho
Juro pela minha avó

Que eu ía só cobrir você
Com mil beijinhos
E dizer baixinho
Eu tenho estado tão só

Mas se você desse um sorriso engraçadinho, neném
Eu te puxava com jeitinho
Pra mim

E começava
A te fazer carinho, neném
Devagarinho 
Pra não ter mais fim

Devagarinho
Pra não ter mais fim
*
05 Porto Seguro (03.34
Pé na poeira, cantiga na boca
Na mesma cama deitamo-nos eu e a outra
Outra parte da história que a gente não conta
Embaraçou e me perdeu
Já terminou voltou de vez
Não voltará

Pele morena, pimenta na boca
E lá lado de dentro a fera anda solta
Certa jura secreta que não me amedronta
Embaraçou, não esqueceu
Não terminou
Não pára mais, e já parou

Flor do cerrado, promessa na boca
Meu pensamento te pega
Me amarra na ponta, do poente
E o sol da paixão se levanta
Embaraçou, apareceu
E ninguém viu
E me quebrou, não quebra mais

Até o chão rachar, logo me queimar
Coração virar tambor
Depois se calar
Revirou reviverá
Até me queimar
Até o chão rachar.
*
06 Bicicleta (02.48
É tão legal pegar um monte de gente
Gente que agente curta né!
Um dia de sol... um monte de bicicleta
e sair por ai... vamo nessa?!

Bicicleta
Bicicleta
Bicicleta
Pedalando com você... numa 

Bicicleta
Bicicleta
Bicicleta
Pedalando com você

Sei lá quero só rodar 
e andar por ai sem saber onde ir
Vento ventando
Gente passando
Na roda por um raio de sol
Virando estrela.. na bicicleta
Bicicleta
eu vou pedalar minha bicicleta
pedalando com você

Vou largar meu guidon pra chamar sua atenção
até você compreender que estou parado em você

Pedalando com você
Eu vou sempre devagar
porque nao quero ver esse sonho acabar
de brincadeira
subir ladeira
depois soltar o freio de descer como um cometa na

Bicicleta
Bicicleta
Bicicleta
Pedalando com você... numa 

Bicicleta
Bicicleta
eu vou pedalar minha bicicleta
pedalando com você... numa 
Bicicleta
Bicicleta
Pedala pedala na bicicleta
Pedalando com você...
*
07 Saci (04.15 part. Antonio Carlos Jobim
No meio da noite o galo cantou três vezes
Muitas evzes ele cantou antes da manhã chegar
Foi quando eu vi aquela beleza
Das lavadeiras no trabalho de lavar a roupa
que a gente veste

Muitas vezes cantou o galo
e eu não pude deixar de chorar
Sozinho atrás do volante do carro que derrapava
Reparei num claro instante
que atrás da moite o saci também chorava
E ainda pude ouvir não sei onde
a canção que rolava no ar

Lá vai o saci pererê pulando na perna só
Pra ver as lavadeiras na fonte do chororó
Lá vai o saci pererê pulando na perna só
No fundo mais fundo da mata
Chora, chora e ninguém tem dó.
*
08 Passarinho (02.12
Passarinho canta e o que canta é o que aprendeu por lá
Veio lá da mata e o que fez foi só cantar
Veio revoando e solentrando uma canção que aprendeu
Pelo caminho e os versos eram de arrepiar
Feito chuva que cai no mar e até lá tchau
Deixa o vento levar voa, voa.
*
09 Boi do Maranhão (03.28
Urrou do Boi (Tradicional
Boi do Pindaré (Tradicional
Boi Danado (Sergio Habibe

Lá vem meu boi urrando
Subindo vaquejador
Deu um urro na porteira
Meu vaqueiro se espantou

E o gado lá na fazenda
Com isso se levantou

Urrou,urrou,urrou,urrou
Meu novilho brasileiro
Que a natureza criou

Urrou,urrou,urrou,urrou
Meu novilho brasileiro
Que a natureza criou

Eu vim depressa menino cortando o vento
Quando eu soube que o boi tava varrendo por aqui
Eu vim depressa menino cortando o vento
Quando eu soube que o boi tava varrendo por aqui
O da licença moço que eu passo de lado
Que o barulho desse diabo bota a gente pra ferver
O da licença moço que eu passo de lado
Que o barulho desse diabo bota a gente pra ferver
Eta boi danado e boi
Eta boi danado e boi

Te aguenta cantador prepara a rima o cerco
A hora do acerto já chegou
Te aguenta cantador prepara a rima o cerco
A hora do acerto já chegou
E boi
E boi
E boi
E boi

Eu vim depressa menino cortando o vento
Quando eu soube que o boi tava varrendo por aqui
Eu vim depressa menino cortando o vento
Quando eu soube que o boi tava varrendo por aqui
O da licença moço que eu passo de lado
Que o barulho desse diabo bota a gente pra ferver
O da licença moço que eu passo de lado
Que o barulho desse diabo bota a gente pra ferver
Eta boi danado e boi
Eta boi danado e boi
Eta boi danado e boi
Eta boi danado e boi
*
10 Arado (02.12
Eu nasci aqui nesta terra
Vou morrer aqui mesmo nela
E quando me roubam da terra
Eu me torno vigia dela
Minha mão que crava a bandeira
E açoita o mato cansado
Esperando que a prece se apresse
Minha carne não tem fronteira
Se caço em dia marcado
Peneirando e jogando o laço
Recorrendo ao riacho
E acho que faço um dia um arado.
*
11 Nossa dança (02.36
Como a estrela ria, como a canção se fez
Como o amor me guia
Eu me guio só por vocês
Tanto serei criança
Tanto melhor a voz
Tanto serei quem dança
Quando a dança fizermos nós
Vai, vem tudo que o mundo tem
Só o que não se cansa
É a gente se querer bem.
*
*****

Nenhum comentário:

Postar um comentário