sexta-feira, 6 de novembro de 2015

20151106 Edu Lobo Cantiga de longe 1970

Edu Lobo
Cantiga de longe
1970




Edu Lobo  ‎– Cantiga De Longe  
Label: Philips ‎– BT-5298 
Format: Vinyl, LP, Album, Reissue 
Country: Japan  
Released: 1979  
Genre: Latin 
Style: Bossanova, Samba 
*
*** Credits 
*
Bass [Contrabass] – José Marino 
Drums – Claudio Slon 
Percussion – Airto Moreira 
Piano, Flute, Arranged By – Hermeto Pascoal 
Producer [Production Director] – Aloysio De Oliveira 
Recorded By [Recording Engineer] – Stan Agol 
Violin, Acoustic Guitar, Vocals, Arranged By – Edu Lobo 
*
*** Notes 
*
℗1970 Philips 
Recorded in 1970 
Manufactured by Nippon Phonogram Co., Ltd., Tokyo, Japan 
*



*
*** Tracks
*
01 Casa Forte (03.06
Written-By: Edu Lobo
02 Frevo de Itamaracá (02.39
Written-By: Edu Lobo
   Come e dorme
Written-By: Nelson Ferreira
03 Mariana, Mariana (03.29
Written-By: Edu Lobo   Rui Guerra
04 Zum-Zum (02.51
Written-By: Fernando Lobo   Paulo Soledade
05 Águaverde (04.11 part. Wanda Sá
Written-By: Edu Lobo
06 Cantiga de longe (02.37
Written-By: Edu Lobo
07 Na Feira de Santarém (04.11 part. Cybele Freire   Regina Werneck
Written-By: Edu Lobo   Gianfrancesco Guarnieri   Rui Guerra
08 Zanzibar (03.16
Written-By: Edu Lobo
09 Marta e Romão (03.27
Written-By: Edu Lobo   Gianfrancesco Guarnieri
10 Rancho de Ano Novo (02.36
Written-By: Edu Lobo   Capinan
11 Cidade Nova (04.57
Written-By: Edu Lobo   Ronaldo Bastos
*
*** Letras
*
01 Casa Forte
*
*** Instrumental e vocalizado
*
02 Frevo de Itamaracá    Come e dorme
Quando eu cheguei 
na minha praia grande 
minha praia linda de Itamaracá 
varei o dia, revirei anoite 
clareou de novo e eu ficando lá 

Lá na praia 
no meio da praia, no centro do mundo 
no raso, no fundo 
no claro, no escuro 
da praia, da palma da praia de Itamaracá 
na areia, no meio da areia e alegria 
pensasse e quizesse faria 
seria o que fosse prá ser 

Na tarde 
rumando prá lá do viveiro 
sem tempo, nem hora ou dinheiro 
morando nas ondas do mar 
varei o dia, revirei a noite 
clareou de novo e eu ficando lá 

Lá na praia 
no meio da praia, no centro do mundo 
no raso, no fundo 
no claro, no escuro 
da praia, da palma da praia de Itamaracá 
na areia, no meio da tarde esquecido 
sonhando acordado, perdido 
com medo do dia acabar
*
03 Mariana, Mariana
Mariana, Mariana 
cadê tua saia branca 
teu vestido de ramagem 
cadê teu sorriso triste 
cadê tua meia bege 
teu sapato de verniz 
cadê teus olhos zangados 
censurando o que eu não fiz 

Mariana, Mariana 
Mariana me responda 
cadê teu corpo moreno 
desfazendo o meu sossêgo 
cadê tuas mãos, teu medo 
teu segredo e os meus espantos 
onde aquelas noites claras 
em que eu tanto me enredei 

Mariana, Mariana 
dá licença que eu desfaca 
tuar tranças, tua graça 
que eu guardei pra me enganar 
me despeço na viagem 
mas não vou sem te chamar 
Mariana, Mariana 
Mariana, Mariana
*
04 Zum-Zum
Oi! Zum, zum, zum, 
Zum, zum, zum! 
Está faltando um! 
(bis) 

Bateu asas, foi embora, 
Não apareceu. 
Nós vamos sair sem ele, 
Foi a ordem que ele deu. 

Oi! Zum, zum, zum, 
Zum, zum, zum! 
Está faltando um! 
(bis) 

Ele que era o porta-estandarte 
E que fazia alaúza e zum-zum. 
Hoje o bloco está mais triste sem ele 
Está faltando um.
*
05 Águaverde
*
*** Instrumental e vocalizado
*
06 Cantiga de longe
Lá longe o sobrado, o carnaval 
bem longe o passado, o pessoal 
a sombra, o silêncio, a multidão 
da tua tristeza não sei mais nada 
não lembre, não pense 
não diga nada 
não é hora de dizer 

Mas tenho no peito 
a certeza antiga 
sem parar 
de algum dia te encontarar 
só se for 
num canto da Bahia 
só se for 
como quem não sabia 
da festa até o amanhecer
*
07 Na Feira de Santarém
Se troca, se vende
quem é que vai comprar
Se troca, se vende
quem é que vai levar

Aqui se compra, troca e vende
e ninguém dá
marapuã e moçambiques em colar
angú, fubá, cajú, dendê, maracujá
faca de ponta
se é de briga ou de enfeitar

Pano-da-Costa pra vender
pra sinhá
lá vem ela, vem comprar
tem tanto enfeite pra se ver
sem achar a quem possa enfeitar
tanta moça namorando
querendo, sem nada tocar
sonhando com a festa em outro lugar
onde é?
onde é que tá?

Olha a zoada, que zoeira
camará zoá
vem pra dentro dessa feira
camará zoê
*
08 Zanzibar
*
*** Instrumental e vocalizado
*
09 Marta e Romão
Roda mundo ê, á 
Roda mundo ê, ô 

Marta Saré sorria 
era um sorriso só 
sorria 
era um sorriso 
Saré sorria 
era um sorriso só 
sorria 
era um sorriso 
só 

E cada dia passando 
cada vez mais demorando 
os encontros reencontrando 
Marta Saré e Romão 

Marta Saré sorria 
era um sorriso só 
sorria 
era um sorriso 
Saré sorria 
era um sorriso só 
sorria 
era um sorriso 
só 

Em cada beijo deixando 
um novo motivo de encontro 
dois em mil se transformando 
Marta Saré e Romão 

Marta Saré sorria 
era um sorriso só 
sorria 
era um sorriso 
Saré sorria 
era um sorriso só 
sorria 
era um sorriso 
só 

Roda mundo ê, á 
Roda mundo ê, ô
*
10 Rancho de Ano Novo
Meu amor abriu em prantos 
debaixo de uma palmeira 
ano-novo vi entrando 
vi o rancho na ladeira 
Mestre João vinha na frente 
levando a sua gente 
numa estrada, a madrugada 
que demora a vida inteira 

No sopro do seu clarim 
vinha vindo a madrugada 
a pastora Mariana 
dava voltas de ciranda 
lá vem dona Juliana 
carregada de jasmim 
de Joana são as tranças 
e o amor que levou fim 

Lancha nova está no porto, ô.ô 
meu amor abriu em prantos, ô.ô 
na entrada do ano-novo 
vou voltar pra te buscar 
lá se foi a lancha nova 
que do céu caiu no mar 

Joana não é nada 
Juliana eu vou e juro 
não há nada nesse mundo 
que me faça demorar 
lá se foi a lancha nova 
que do céu caiu no mundo 
faz um ano, Mariana 
que eu nnao paro de chorar
*
11 Cidade Nova
Talvez ainda possa te encontrar 
Longe do tempo e dos sonhos 
Longe do luar 

Hoje, venho de outra terra 
Da cidade nova 
Da beira do mar 
Nem sei mais 
Histórias quase nada 
Nem sei mais 
Dos sonhos que pensei 
Não quero me lembrar 

De tantas noites que perdi 
Pelos caminhos de onde eu vim 
De longe eu vim 
Na viração 
No vento nem percebi 
Nos teus olhos a solidão 
O tempo 

Mas eu sei 
Que ainda volta a clarear 
Pra te fazer mais feliz,só 
Só, pra te alegrar 
É, só 
Só pra te alegrar

*****

Nenhum comentário:

Postar um comentário