quinta-feira, 27 de março de 2014

20140327 Eu não me sinto brasileiro

20140327 Eu não me sinto brasileiro


Escrito a partir de
"Io no me sento italiano"
Di Giorgio Gaber e Sandro Luporini






 
Eu não me sinto brasileiro


Eu PC nasci e vivo em Santos
De Pelé, Robinho e Neymar.
Eu não me sinto brasileiro
mas por sorte ou muito azar eu o sou.



Me desculpe Presidenta
não é por culpa minha
mas esta nossa Pátria
não sei que vem a ser.



Pode ser que me engane,
e que seja uma bela idéia,
mas a vejo hoje
como um poema brutal.



Me desculpe Presidenta
não sinto mais nada
com o hino nacional
nada relacionado com o pais atual.



E quanto aos jogadores,
não quero julgar ninguém,
os nossos não o sabem
e não pensam no Planalto.



Eu não me sinto brasileiro
mas por sorte ou muito azar eu o sou.



Me desculpe Presidenta
se chego à imprudência
de dizer que não sinto
pertencer a nada disso.



E fora Mariguella
e outros heróis coerentes
não vejo algum motivo
para estarmos orgulhosos.



Me desculpe Presidenta
mas tenho em mente o fanatismo
dos tempos de repressão
nos DOI-CODI do fascismo.



Do qual um belo dia nasceu
esta falsa democracia
que para nela crer
há que ter muita fantasia.



Eu não me sinto brasileiro
mas por sorte ou muito azar eu o sou.



Este belo País cheio de poesia
tem tantas pretensões
mas no nosso mundo ocidental
está além da periferia.



Me desculpe Presidenta
mas este nosso Estado
que vós representais
me parece destruído
por interesses venais.



É por demais claro
aos olhos das pessoas
tudo é superfaturado
e nada mais funciona.



Será que os brasileiros
de longa tradição
são muito apaixonados
por uma boa discussão.



E no parlamento sempre
há algo incandescente,
na troca de favores
e depois não muda nada.



Eu não me sinto brasileiro
mas por sorte ou muito azar eu o sou.



Me desculpe Presidenta
convenha comigo
dos limites que temos
discutiremos entre nós apenas.



Mas à parte o derrotismo
nós somos o que somos
e temos triste passado
não podemos esquecer.



Me desculpe Presidenta
talvez nós do Brasil
aos olhos de outros povos
somos só Carnaval, Samba, céu anil.



Assim me zango
fico bravo, olho atrás
E lhe lanço a pergunta:
O que foi Diretas-Já?



Eu não me sinto brasileiro
mas por sorte ou muito azar eu o sou.



Este País é pouco sábio,
com 62% de analfabetismo,
mas se nascesse em outro lugar
poderia ser pior.



Me desculpe Presidenta
enfim já falei demais,
uma observação a mais
que acredito importante.



A respeito dos bolivianos
nós os acreditamos menos
por não ter entendido
nossos povos como o são.



Me desculpe Presidenta
eu sei que não fica feliz
se eu grito "Vota nulo! Vota nulo!"
como pregão da Bolsa, ou estádio de futebol.



O faço para não morrer
e mais para crer em algo
39 ministérios?
me são a maior vergonha.



Eu não me sinto brasileiro
mas por sorte ou muito azar eu o sou.



Eu não me sinto brasileiro
mas por sorte ou muito azar eu o sou.



Eu que no passado oPTei.
Pensando um Brasil mais limpo
Tendo voces no poder
Entre a sorte e o azar
Já não sei por qual optar.




Paulo Cesar Fernandes

27 03 2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário