quinta-feira, 27 de março de 2014

20140125 Brasil litoral

Brasil litoral


E o sol bate a pino
Corpos soltos nas areias
Brisa sopra do fundo do mar



É da minha terra.
Sua marca registrada:
O sol.



E seu povo feliz, apesar de tudo.
Sobrepuja as dores e segue.
Tem na própria rota o valor.
Valor de ser Santista.



Nascido entre morros e mar
Sempre caminhando ao Mar a Pé.
Sempre encontrando gentes
De todas as terras
Padrões sociais,
Ideologias...



Nada mais aberto que o mar
Das areias vejo África
Nas areias os povos dela vindos
O povo afro
E como é bom
A miscigenação
A admiração
A cortesia



Assim é minha cidade praiana.
No litoral do Brasil.



Paulo Cesar Fernandes

25  01  2014


Nota:

Marapé é um bairro de Santos cujo nome nasceu exatamente do fato de se poder "ir ao Mar a pé". Isto nos tempos muito antigos quando a cidade de Santos não tinha avançado na orla do mar, formando o que Burle Marx chamou de "A muralha dos egoístas.".


A imensidão de prédios altos impedindo aos ares do mar
chegar ao restante dos bairros da cidade.


De uma forma ou de outra a Cidade de Santos, minha cidade, é muito linda.


E será com muita dor se, algum dia, por algum motivo como a insuportabilidade do Brasil, eu tiver que deixar Santos.


O Brasil está se tornando um pais insuportável para mim.


Vários aspectos me entristecem. Talvez, vendo do Uruguai, Argentina ou Portugal a dor seja menos profunda. O punhal cravado no peito de todos os meus sonhos talvez se dissolva pelo próprio transcurso do tempo.


Vamos ver como se afigura este ano: Copa do Mundo; Eleições; Manifestações; etc.


Talvez tudo isso não passe de apenas uma tragédia a mais, se somando aos programas sensacionalistas dos Meios de Comunicação de Massas.



O Brasil é um pais onde os Bárbaros (de barbárie mesmo) e os Truculentos e Canalhas sempre tiveram e ainda tem espaço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário