sábado, 1 de março de 2014

20140227 Nem trabalha Nem estuda

Nem trabalha Nem estuda


Não lhe dizem nada. Mas o olham de forma distinta.


É um Nem...Nem.


Nem trabalha e nam estuda.


Sim. Está formado há anos. Cansou do sempre igual processo de mandar CV, aguardar evcentual chamada, uma entrevista com uma imbecil do RH, onde nada de útil lhe era perguntado. Nem do proffisional, nem do ser humano que ele era. Todas elas perda de tempo.


Seu computador tem uma pasta com centenas de Cv's enviados. Apenas quatro entrevistas retornadas.


Nessas entrevistas morreu de medo por estar bem vestido. Não podia estar desatento um instante sequer pois o assalto era o mais provável. Afinal já tinha colegas de classe assaltados aos montes nas buscas de estágio.


_ Não fui assaltado. Hoje estou salvo. - gritava ao chegar em casa numa mistura de sarcasmo e realidade.


Estar em casa era como estar de novo no útero materno, no aconchego.


_ O mundo lá fora tá fogo minha irmã. Muito bravo. Mas eu sigo na procura. Não me olha assim pô! Eu vivo na batalha. E faço todo o ritual desses "gurus das oportunidades de trabalho". Saco! Não funciona nada comigo.


_ ...


Mandou tudo pro saco. Se conformou com sua nada nobre situação.


Quando passa pelos moradores de rua de alguma forma se sente solidário. Não sabe explicar o motivo, mas o sentimento sempre se apresenta.


Não percebe o pobre rapaz que ambos estão fora das estatisticas de desemprego do governo. Não fazem parte da população Economicamente Ativa do IBGE.


Se sabe exilado econômico no próprio pais. Olha ao redor e um mal estar lhe toma conta.


Por que não fugir para outro pais como a mulher que conhecera na papelaria? Estar sem emprego é ser alvo de violência diária. Não com palavras, mas na brutalidade da condenação pelo olhar.


_ Por que todos me olham assim? Falsos. Nada falam mas cobram demais no olhar. Chega! Vou para o quarto.


Um estampido seco se ouve na sala.


Um corpo ainda quente estendido no quarto.



Paulo Cesar Fernandes

27  02  2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário