sábado, 22 de março de 2014

20140323 Amores imperfeitos

Amores imperfeitos


_ Eu nunca na vida deixei de te amar. - diz Ana ao Júlio, após relação sexual, quando os olhares seguiram se tocando muito ternamente.


Uma Obra de Arte nunca perde seu prazo de validade.

Assista ao treiler:
https://br.video.search.yahoo.com/video/play?p=amores+imperfeitos&vid=efb800c2aa3fc54a9d10b4ea511243e8&l=2%3A04&turl=http%3A%2F%2Fts2.mm.bing.net%2Fth%3Fid%3DVN.608021404735834849%26pid%3D15.1&rurl=http%3A%2F%2Fwww.youtube.com%2Fwatch%3Fv%3Dac7Ks44d7C0&tit=Amores+Imperfeitos+Trailer&c=4&sigr=11a2svcot&sigt=10q7b34o0&back=https%3A%2F%2Fbr.search.yahoo.com%2Fsearch%3Fei%3DUTF-8%26p%3Damores%2Bimperfeitos%26pvid%3DKoh51zk4LjHxmPUkUxsdlwtOMTg5LlMt4K7_10Ao%26fr%3Daltavista&sigb=13rgrrl2t&ct=p&age=0&&tt=b

Pela segunda vez assisto o mesmo filme, e nos mesmos pontos a mesma emoção. Algumas coisas me levaram a isso:


1. O pano de fundo é a cidade de São Paulo, ela para mim tem uma significação especial. Um grande sabor de libertação. Um imóvel meu, simples, pequeno, humilde até, mas meu. Recanto amado por tudo que me trouxe. Moema estava aos meus pés. Além do mais Sampa é a dualidade do amor e ódio. Do medo em cada esquina. Mas como sinto falta dela, a cada semana são muitos os momentos em que deveria estar nela. Fotografar. Andar. Amar.
Mi manca qualcosa senza te, como dizem os italianos.
Mi manca São Paulo.


2. Todo o tempo a doçura é o elemento transbordando das imagens. Um casal passeando pelos mais lindos lugares da Cidade de São Paulo.
Dois amigos de faculdade se encontram e ele, com viagem marcada para o exterior, para trabalhar numa plataforma de petróleo, pede a Ana que passe a tarde com ele, afinal ele precisaria de algumas boas lembranças na fria Noruega.
Na maior parte da peregrinação eles não se tocam, nem mãos dadas nem nada, o tema central são as lembranças do relacionamento que tivaram no passado e a cidade de Sampa. Falam, de passagem, nos relacionamentos de cada um e pronto.



"A beleza da vida está no olhar que colocamos em cada uma das coisas.
São os olhos, ou o interior a eles o foco central da beleza.
As coisas são tão somente coisas.

Frias e sem vida.
Nossos olhos, nossas lembranças, emoções fazem tudo ganhar vida, ganhar cor.
Nós somos a vida de todas as coisas."


Paulo Cesar Fernandes - 23/03/2014



3. Na trilha sonora esta Paulinha do Kid Abelha. Isso faz o filme mais doce ainda.


4. Márcio de Lemos é um diretor, por mim desconhecido, este trabalho o apresentou. Vi nele uma maneira poética e diversa de enfocar a cidade, focar a cidade, onde esta tem a mesma representatividade dos atores. São Paulo é personagem juntamente com Ana e Júlio. Talvez apenas eu assim o veja, pelo amor dedicado a Sampa. Mas o diretor é diferenciado.


5. "Amores imperfeitos" é um grande jogo entre o amor imperfeito do casal, no tempo em que deveria ter ocorrido; e os amores imperfeitos de todos nós pela Cidade de São Paulo.
Sempre é um amor imperfeito, mas incondicional.
Quem nela viveu e disser que não a ama mente.
Mesmo com assaltos, com gente de baixo padrão mental no trânsito desvairado; por outro lado gente interessante brota a cada momento: na padaria, no mercadinho do bairro, na biblioteca, num parque qualquer.
Durante os anos que lá vivi; os aspectos positivos superaram em muito, mas em muito mesmo as ocorrêncas infelizes.



Minha primeira reação foi mudar de canal:

_ Bah! Já vi esse filme. ........ Mas deixa eu dar uma olhadinha. .....Bem, ele é mesmo legal. Sim. É uma declaração de amor à Cidade de São Paulo. Até que rever a cidade nessa ótica/poética é um bom negócio neste fim de sábado.


6. A delicadeza dos diálogos entre o casal é tocante. Geralmente relações desfeitas tem agressões: abertas ou veladas em cada diálogo. Nem isso, nem competição de uma das partes aparece em momento nenhum.
É uma redescoberta mútua. Cheia de leveza. Uma leveza merecida por todos nós.



Isto apenas ocorre em obras de arte. Repito. Assisto pela segunda vez e me devolve a mesma sensibilidade.
Me eleva e enleva. Dois posts para um filme?



Apenas Win Wenders é capaz de fazer isso comigo. Apenas ele me tem merecido tal consideração.


Por certo será uma boa noite de sono.


Paulo Cesar Fernandes

23 03 2014

2 comentários:

  1. Paulo

    Encontrei o seu post sem querer e me emocionei. Obrigado pelo post. Obrigado pela profunda reflexão sobre o filme. Filmes tem esse poder mágico de tocar cada um a sua maneira. Marcio de Lemos - diretor do Amores Imperfeitos

    ResponderExcluir
  2. Paulo

    Encontrei o seu post sem querer e me emocionei. Obrigado pelo post. Obrigado pela profunda reflexão sobre o filme. Filmes tem esse poder mágico de tocar cada um a sua maneira. Marcio de Lemos - diretor do Amores Imperfeitos

    ResponderExcluir