sábado, 23 de maio de 2015

20150523 Insensatez

Insensatez



Como pode o pais do Professor Paulo Freire ter uma das piores taxas de analfabetismo do mundo. 

Ter uma educação humilhante. O título de Professor humilha.



Claro está, não há governo de crápulas interessado em ter um povo educado, inteligente e criticamente pensante. Que seria do coronelato tão presente ainda no Brasil?



Não é por pouco que o PMDB tem a força. É em função do coronelato dos diversos rincões do Brasil profundo. Quem conhece o Centro-Oeste; e o Nordeste bem sabe como a vida se estrutura: nos pequenos favores a cada ocasião, e depois a cobrança nos tempos de eleição. 


O caminhão pipa na terrinha do Ticão Zózimo. Uma dívida. 


A cesta básica na casa de Maria Frigéria, idosa cujo marido se foi. Outra dívida. 



E assim de um montão de nadas se amarra toda uma população. 


E ninguém teve coragem e interesse em desmontar tais esquemas.



Sonhei em 2003 numa Campanha Nacional de Alfabetização Popular. Algo parecido ao ocorrido em 1980 na minha querida Nicarágua Sandinista; quando jovens se embrenharam por todos os rincões do pais decrescendo quase a zero a taxa de analfabetismo. 



E de quebra tais jovens se punham a par das condições verdadeiras do pais podendo ajudar na sua modificação. E modificações se fizeram. Não me importa se hoje o sandinismo esqueceu de Augusto C. Sandino; de Carlos Fonseca ou dos sonhos históricos. 



Os alfabetizados seguem lendo. As famílias beneficiadas pela Reforma Agrária seguem produzindo para o pais. Quando um pais chega a um patamar civilizatório nada o faz regredir, pois uma população não mais abre mão das conquistas.



Perdemos muitos companheiros na pequena Nicarágua. A defesa da frente norte, fronteira com Honduras, era realizada por crianças de 12 a 15 anos. "A Revolução das Crianças" como chamou Caco Barcelos em seu livro.



Mas hoje meu foco é o Brasil, o Brasil que perdemos, fugiu de nossas mãos e está nas mãos incompetentes, inábeis e desonestas de gente sem o menos amor ao seu chão e ao seu povo. Amam a si mesmos, e a nada mais. 



Intencionalmente não educam. 




Educadores fazem dos cargos administrativos ou sindicais rota de fuga das suas funções pedagógicas. Isto porque: o Brasil despreza seus educadores. E os despreza para tudo seguir da mesma forma como sempre foi. 



Exploradores e Explorados na mesma situação.



Os governos Dilma e Lula odeiam o Professor Paulo Freire. Odeiam o Professor Anísio Teixeira. Odeiam o Professor Darcy Ribeiro.



Lula e Dilma odeiam o conhecimento, pois só entre ignorantes eles tem penetração.



Eu sou Paulo Cesar Fernandes um espírito ocupado e preocupado com o conhecimento desde meus mais remotos anos. E quero um Brasil liberto de todo tipo de pragas, principalmente a praga do autoritarismo petista.



Lutei, vivi, militei. Inclusive no PT.



Sigo lutando, vivendo e militando na construção de um pais capaz de nos dar orgulho de nele viver.



Não temo ninguém e nada. Minha vida, minha vitalidade ninguém vai tirar. Podem acabar com meu corpo, mas nunca acabarão comigo e com minhas ideias.



Eu e elas estamos muito além do que podem pensar os medíocres de plantão, nas instituições todas.



Nossa "Revolução dos Neurônios" sairá vencedora mais cedo ou mais tarde. Pois ela nasce da necessidade natural do progresso da humanidade.



Não adianta. Atrás de mim virão centenas de idealistas iguais ou piores que eu.



Somos o fermento que leveda o pão do conhecimento. O único capaz de alimentar a humanidade inteira.



Uma nova multiplicação dos peixes se urdirá no seio da nova sociedade planteada por mim, e por tantas outras pessoas cujo coração está voltado para a grandiosidade da Vida em todas as suas dimensões e em todas as suas expressões.



Pela educação, pelo conhecimento, e pela Vida em Abundância!



Saúde e Paz aos homens de boa vontade nesta  terra de males tantos.



Portal Fernandes

23/05/2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário