quinta-feira, 7 de maio de 2015

20150507 Gil e Dominguinhos

Gil e Dominguinhos

Descia eu do trem em Mauá, perto de Ribeirão Pires.

Me acompanhavam Belzinha e seus filhos.


Uma massa de nordestinos transitava de um lado a outro da Estação do trem. Me trouxe essa música ao coração. Na verdade essa música nunca deixou meu coração, esteve sempre nele. Algo de lá tenho eu, por certo.


Muito mais ainda após descer o Rio São Francisco por uma semana, parando em diversas cidades ribeirinhas.

Olhando as casas eu via a dor através das paredes. As fotos nos móveis dos já ausentes, em busca de algo melhor no Sul-Maravilha do Henfil.


A maior significação deste vídeo é ter Dominguinhos ainda vivo. Apesar de já doente. Faz parte de um DVD que Gil gravou no "Recanto dos Artistas" no Rio de Janeiro. "Fé na festa" é o nome do DVD, onde tudo é muito bonito. A escolha do locar, as músicas, os diálogos com as cantoras idosas. Gil é um espírito que merece nosso respeito.


Certa vez vi Dominguinhos numa padaria em Moema, fui o cumprimentar pela obra. Tímido ou humilde como um menino da beira do Rio São Francisco disse "Obrigado" e baixou a cabeça.
Assim são as grandes almas. 



Lamento Sertanejo
Autores: Dominguinhos e Gilberto Gil 

Por ser de lá / do Sertão, lá do Serrado
lá do interior do mato
da caatinga do roçado.
Eu quase não saio
eu quase não tenho amigos
eu quase que não consigo
ficar na cidade sem viver contrariado.

Por ser de lá
na certa por isso mesmo
não gosto de cama mole
não sei comer sem torresmo.
Eu quase não falo
eu quase não sei de nada
sou como rês desgarrada
nessa multidão boiada caminhando a esmo.


https://br.video.search.yahoo.com/video/play?p=Lamento+Sertanejo+Gilberto+gil+autor&vid=81c28524387a9fb9c21950096d2841be&l=6%3A03&turl=http%3A%2F%2Fts4.mm.bing.net%2Fth%3Fid%3DWN.iMj8cCJrPbCUj5FZK6EZiA%26pid%3D15.1&rurl=https%3A%2F%2Fwww.youtube.com%2Fwatch%3Fv%3D-7m3t6vbuDw&tit=Lamento+sertanejo+-+Gilberto+Gil&c=2&sigr=11b01qgru&sigt=110e1a695&sigi=11vi783qp&back=https%3A%2F%2Fbr.search.yahoo.com%2Fsearch%3Fp%3DLamento%2BSertanejo%2BGilberto%2Bgil%2Bautor%26ei%3DUTF-8&sigb=12ifi6al4&ct=p&age=1297106051&fr2=p%3As%2Cv%3Av&fr=%26fr%3Dyfp-t-204&tt=b

Nenhum comentário:

Postar um comentário