domingo, 7 de outubro de 2012

Jose Pablo Feinmann - La astucia de la razón


Jose Pablo Feinmann

La astucia de la razón

Sinópsis

Una intervención quirúrgica en noviembre de 1975 y el golpe de estado de marzo de 1976 marcan definitivamente el destino de Pablo Epstein. La contiguidad temporal de estos hechos deviene en una neurosis que impone al protagonista una compulsión discursiva en la cual su conciencia se va desintegrando progresivamente. O al revés: la conciencia de la desintegración de su conciencia provoca una neurosis que le permitirá rearticular su vida y sus más íntimas conviciones políticas.
Así, Pablo Epstein revisa toda la filosofía de la historia, de Hegel a Sartre, de Marx a la izquierda peronista, para descubrir que se ha resquebrajado todo su puesto metafísico y sustento inmodificable o absoluto que pueda ordenar la totalidad de la realidad y dar sentido a la experiencia, al dolor y a la arbitrariedad.
¿El drama de cómo narrar esta experiencia trágica será el hilo que permita componer? ¿Al modo de una orquesta sinfónica? Esta monumental novela, a partir de una voz que se deshilacha y una escritura esquizofrénica que a falta de sujeto lo repone obsesivamente a cada paso.


 
Feinmann é um desses monstros intelectuais: transita desde o conhecimento musical (amante da obra de George Gershwin), a filosofía e o cinema sendo um dos grandes cineastas da Argentina.

Professor na UBA (Universidade de Buenos Aires), tem dois programas de rádio na Radio Continental de Buenos Aires emitidos na madrugada. Um focado na Música e outro focado na Literatura. Ambos ideológicamente posicionados, com clareza e precisão.

Apresenta uma série fenomenal na TV do Governo Argentino  chamada “Filosofia Aquí e Agora”. Está em sua quinta temporada tendo nesta o tema “Filosofia e Direitos Humanos”.

Eu que tinha naquele que foi meu orientador na Universidade de São Paulo, na ECA (Escola de Comunicações e Artes) um expoente da intelectualidade. Nestes últimos anos, em meu mergulho na Filosofia como modo de vida, venho descobrindo iintelectuais de verdade, o que relativiza muito, muito mesmo o valor do meu amigo da ECA.

A nomes como Antonio Negri; Gianni Vatimmo; Richard Hardt; Michel Onfray; e outros podemos e debemos como hispanoamericanos somar o nome de Jose Pablo Feinmann. Estariamos apenas fazendo justiça a um dos muitos intelectuais importantes de nossos povos. Pois cada país tem o seu, e o tempo me ha de permitir desvendá-los pouco a pouco, tendo como foco uma de suas obras.

Saiba mais de Feinmann:

http://www.jpfeinmann.com/
 
 
 
 
Paulo Cesar Fernandes

07/10/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário