quinta-feira, 22 de outubro de 2015

20151022 Hoje o Brasil me pegou.


Hoje o Brasil me pegou.
*


A Flor do Maracujá


*
Rasgou meu peito e fez de mim gato e sapato.
Ele nunca sai de mim na verdade, mas dias como hoje parece nada mais ter valor, e essa saudade de nós mesmos arrasa a alma, como nada mais existisse....
*
E choro o Rio que se perdeu, e o jeito tão nosso sob o tacão da incerteza e do medo agora presente.
Nós, um povo doce como o nosso.
Como pode matar seu irmão como não matamos nem os animais?
*
Que há contigo Brasil? Que p. é essa desse ódio, essa sanha dentro de ti e dos teus filhos?
*

Darcy Ribeiro


*
Que te faz assim odiento e odioso?
Estás mostrando a tua verdadeira cara ou o desequilíbrio se abateu sobre todo o teu território?
*
Desnuda-te de todo ódio e volta ao teu leito natural que é o leito do amor, do sexo solto e irresponsável, da brincadeira inocente e alegre.
*
Tualegria morreu quando?
De que forma esse ódio todo se inseriu em tuas veias?
*



Flávio Rangel


*
Não Brasil, não és assim e assim não podes continuar.
Eu quero o riso solto do povo em todas as ruas e avenidas.
Eu quero ter de volta os grupinhos com violão na mão, fazendo sambas, xotes e baiões. Ou o Rock mais pesado e contestador na mais plena liberdade, na mais profunda paz e harmonia.
*
Eu te quero de volta Brasil, como nunca te quis até hoje.
Essa perda precisa ser recuperada.
De uma forma ou de outra poder viver novamente o sonho e a certeza do bemviver.
O mar de minha Cidade de Santos beijando meus pés na maior serenidade, as noites podendo voltar a ser noites de alegria em todos os recantos. Sem qualquer assombro medo ou defunto a chorar na morte fácil da violência destes nossos tempos.

*



Negrinho do Pastoreio


*
Volta Brasil, volta.
Tudo isso vai logo logo findar.
O negror deste tempo há de se fazer poesia ensolarada, de um amor mais livre que o voo das andorinhas.

*

Volta Brasil, te merecemos como eras antes de todo esse negror a nos cobrir por décadas.
Te quero moleque como nos meus tempos de moleque. Sejamos juntos os moleques de um novo Brasil.
Volta Brasil, Volta.
*
Paulo Cesar Fernandes.
22/10/2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário