quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

O Bem e seu lugar no mundo

O Bem e seu lugar no mundo
************************



A_ Onde está o Bem?


B_ No coração do homem. Em nenhum outro lugar. Lugar geográfico nenhum abriga o Bem por excelência. O coração é o templo do Homem, e o espaço do Bem Maior.


A_ Mas de qualquer homem?


B_ Não. Apenas no coração do Homem de Bem. Que é também Homem do Bem. Esse da busca da Justiça, e dotado do senso do Bem sua mais grande preocupação. Que perde elementos materiais para ganhar a tranquilidade, a paz, e que faz de sua vida um suave cantar em louvor Às Leis Naturais, regentes de seu destino.


A_ Ei! Mas.. Esse homem não existe. Existe?


B_ É claro que existe. E mais e mais irão existindo. Basta começar se despojando da materialidade, dominante da Terra na atualidade. E eleger para si Valores. Pois estar no Bem é estar municiado de Valores. Mas Valores imorredouros. Dos que cem anos mais tarde estarão vigentes como válidos.


A_ E cada vez voce torna mais difícil a coisa. Hummm...


B_ E as pessoas todas dizem: viver é uma arte. Por que motivo pensas dizem isso?


A_ É que eu nunca tinha pensado nisso tudo. Ali, na Praça da Sé, um rapaz falava no Bem e no Mal. Que existia Bem. E Mal. E um monte de coisas, e minha cabeça começou a doer muito, confusão, e saí dali. Mas pensando no Bem. E quando vi voce lendo esse livro... Voce também não tem 30 anos, igual ele. Mas tava
com a cabeça confusa, e vi teu livro e achei de perguntar sobre o Bem. Quem le é mais inteligente? O que está lendo?


B_ Não. Quem le não é mais inteligente. - abre um sorriso largo - Talvez mais interessado nas coisas. Mais interessado. Só isso.


A_ E esse teu livro? Que coisa fala?


B_ Da vida de São Francisco de Assis. Do jovem rico que se fez pobre. Da incompreensão da familia. De compreensão de Santa Clara. Do amor pelas criaturas.


A_ Mais aí é demais. Esse cara é santo. Eu nunca vou chegar lá.


B_ O nunca não existe. Sempre é tempo para alguma coisa, alguma medida, alguma nova atitude. Mas eu também não penso em chegar lá tão cedo. E sem pressa vou fazendo a minha parte. Pouco hoje. Pouco amanhã. E caminho!


A_ Será que eu faço o Bem? Será que eu sou um Homem de Bem como voce me disse?


B_ Eu o conheci agora, dessa maneira nada sei sobre voce. Mas seu espelho. Esse o ve desde menino. Acho melhor voce ir para a sua casa, e dar uma bela olhada em seu espelho. Ele. Muito mais que eu vai te trazer respostas às tuas preocupações. - ria um riso aberto, um riso de si mesmo, pois nunca pensara para si uma solução dessas.


A_ E pego o Metrô?


B_ Se morar meio perto, vale a pena caminhar um pouco neste fim de tarde. E pensar bastante em cada passo da caminhada e da tua vida.


A_ Eu vou! Fica com Deus!


B_ Pode deixar que eu fico! (pensando... Se é que ele existe!)



Paulo Cesar Fernandes

21  02  2013


2013   Ano 1   Era da Justiça ! ! !

Nenhum comentário:

Postar um comentário