segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Auto-Análise

Como saber se tenho avançado no caminho do Bem ou não?


Essa questão me assomou neste fim de tarde. Se a busca do Bem é algo importante para mim, mais intensamente nos dois anos passados, eu preciso de elementos de aferição de haver ou não avançado, progredido, melhorado.


Qual o mais real elemento de comparação? O meu passado.


Fechando por décadas ir fazendo uma pontuação de como era aos 20, aos 30, etc.


Que pensamentos dominavam a mente? Que sonhos? Qual a pauta da existência?


Tres eventos de 2011 tiveram a força de demarcadores de etapa na minha existência:
  • minha aposentadoria;
  • o reencontro com minha ex-noiva; 
  • o desencarne do meu cunhado.


Eu, que vinha titubeando entre dúvidas e certezas, acabei definindo uma rota.


E sempre é melhor ter uma rota. Clara. Definida. Do que queremos e do que não queremos.


Ter clareza de nossas verdadeiras buscas. As buscas relacionadas com a nossa essência mais profunda.


Muitas vezes a Dor, muito pungente é um vendaval, capaz de retirar todos os gases maléficos presentes na atmosfera. Quem já trabalhou em ambiente petroquímico sabe bem do que estou falando. Um belo vento limpa tudo. E a Dor é esse belo vento. Em sua passagem choramos, negamos, esperneamos qual criança birrenta.


Mas. Passada a borrasca, um céu azul é capaz de se abrir se formos minimamente inteligentes.


E eu me creio com inteligência capaz de me permitir "ler a Vida". Compreender o que ela me pede. E seguir suas indicações. Sempre indicações capazes de nos trazer uma felicidade com a qual não contávamos.


Afinal a Vida tem seus caminhos, seus jeitos de fazer as coisas.


De toda a dor de 2011, nasceu 2012, um ano onde o carinho pela Vida e pelas pessoas a ponto de "passar a régua" nas mágoas do passado e seguir numa outra rota. Se 2012 foi o ano da consolidação da Liberdade, só o foi por ter jogado fora toda mágoa, tudo que me fazia prisioneiro.


Nada mais prezo que a Liberdade, e como ser verdadeiramente Livre se algo contra alguém ainda me pesa no coração? Não! Não pode.


Liberdade, é estar liberto de tudo aquilo capaz de nos arrojar para trás, ao passado, a coisas mais provavelmente produtos de nossa imaginação que fatos.


Tal ruptura traz leveza no coração. Uma leveza vinda no último trimestre de 2012, e perdurante até o presente momento.


Com o coração leve a vida ganha novos significados. E, creio eu, novos companheiros e guias espirituais. Seres que se somam a tantos quantos haviamos cultivado no passado. Muitos se me apresentam em sonhos, outros se fazem sentir em algum momento do dia. Apenas digo: "Todos os benevolentes são bemvindos."


Esse tipo de companhia muda o ambiente de meu Lar. O que era bom ficou melhor ainda.


Não é por pouco que tenho dito: "Vida, maravilhosa Vida." 


Paulo Cesar Fernandes


25  02  2013



2013   Ano 1      Era da JUSTIÇA ! ! !

Nenhum comentário:

Postar um comentário