terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Dor e revolta

Por que motivo a dor provoca a revolta das pessoas?

Digo por mim. Em momentos de dor muito profunda, minha revolta se agudizou e infelizmente eu fiquei "mal com o
mundo". E nessa situação, no meu caso, agredi a muitas pessoas. Muitas delas de muito carinho meu para com elas, e em
muitos casos havendo a reciprocidade.


Confesso um fato. Um desagradável momento do passado, mas uma realidade.


Mas não me arrependo, e nem poderia. Qualquer um, em circunstâncias semelhantes, teria agido de igual maneira, talvez.


Humano sou, e como humano vivo. Dentro de minhas qualidades e dos inúmeros defeitos. E não me envergonho deles, ou os
escondo, pois é da condição humana o irar-se; o atacar como animal acuado, diante de uma injustiça. assim nada há para me
arrepender.


Sou consciente de meus erros. E venho trabalhando de forma árdua no sentido de superação de cada um deles.


Numa palestra que fazia eu disse: "Só quem tenta de verdade vencer os próprios defeitos, as próprias dificuldades, sabe o
quão difícil é essa mudança."


Uma verdade!


É muito fácil apontarmos o outro como culpado pela nossa dor, mas é muito difícil perceber o quanto nossas atitudes
grosseiras levaram esse outro a reagir.


Nas relações humanas não há anjos, e nem demônios. Mas sim entrechoques de ideais e interesses. Eu me movo pelos ideais
e outras pessoas se movem por interesses. E nenhum de nós está errado. Cada qual conduz a sua vida da maneira que acha
ser a melhor.


Somos todos seres incompletos, inacabados, a caminho de alguma coisa melhor.


Essa é a mais bela perspectiva colhida por mim nestes últimos anos. Na teoria sempre esteve, mas trazer a teoria para a
vivência é um longo caminho.


Caminho sendo percorrido, e me creio sinceramente incapaz de finalizá-lo a curto espaço de tempo.


Viver é caminhar. Se não houver caminhada não haverá progresso.


Pensante é o homem. Assim é capaz de caminhar e projetar as novas etapas do caminho.


Sempre tendo como meta a renovação de seu pensar e de seu agir.


E se for algo mais esperto, fará dessa sua rnovação uma alavanca de progresso na sociedade onde vive.


Se uma sociedade é a somatória de seus membros, um homem que melhora, melhora o todo dessa sociedade. Um homem
que se torne mais sensível à condição de sua companheira, será um troglodita a menos neste mundo.


Digo isto pois algumas vezes, na condução principalmente, tenho encontrado casais da época da pedra lascada. O homem
grosseiro na forma de se dirigir à mulher. Na verdade "Eva ainda não nasceu", como diz Giorgio Gaber na sua inspirada canção.
O universo masculino ainda é pleno de machismo e não de masculinidade. Coisas antagônicas.


Esta é apenas uma das diversas áreas onde poderemos atuar alavancando um mundo melhor.


Todos querem um mundo melhor, mas poucos são os capazes de alterar seus hábitos, formas de pensar, para a construção
deste sonho.


Acho que basta!        Reflitamos!


Paulo Cesar Fernandes

12  02  2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário