sábado, 16 de fevereiro de 2013

Comércio.

O que caracteriza o bom comerciante?

Penso que seja a atenção para como o cliente.

Em sendo assim, a padaria na qual compro está na contramão desse processo. São muito bons os donos. O pão em geral é relativamente bom, mas as meninas do atendimento...

_ Hoje eu vou levar 5 médias. - digo eu.
_ Sim Senhor!


O tempo de busca do pegador de pão e do saco de papel apaga tudo.
_ São cinco ou seis os do senhor?
Dou risada:

_ São cinco filha!
_ Alguma coisa mais Senhor?
_ Não, hoje é só.


Tenho prestado atenção que, quando são duas ao balcão a coisa é pior. Numa fila de seis pessoas já vi ocorrer tres vezes. A fonte da atenção é a conversa travada entre elas. Isso é de uma desatenção gritante. Creio ser esse o motivo de apenas uma senhora estar lá fazem anos.


Essas menininhas que são contratadas estão fora do contexto do bem servir ao cliente. E o dono as troca com motivos de sobra. Sempre carinhas novas nessa padaria. Boas meninas todas.


Tanto com as moças como com a senhora eu brinco que quero o pão igual aos da foto que há na parte superior padaria. Pães bonitos, bem cozidos, sem amarafonhado do lado. Perfeitos.


O que ocorre?


O padeiro, para se ver livre logo de sua tarefa, não faz um cozimento mais lento e por igual do pão.


Com o fogo mais alto, o pão fica escuro, como se tivesse bem curado e fica cru dos lados. A isso chamo de amarafonhado. É pão cru na sua elaboração. As assadeiras saem mais rápido do forno, mas com um pão de baixa qualidade.


Pessoas há que gostam do pão mais branco. Em fogo lento voce tira uma ou duas assadeiras para esse pessoal e deixa o pão seguir até ficar o "pão de fotografia".


São pequenas coisas capazes de fazer a fidelização da clientela de uma boa padaria.


Afinal é o pão nosso de cada dia. E eu sou filho de dono de padaria, e era bom padeiro e confeiteiro também. Né Seu César!


Paulo Cesar Fernandes

16  02  2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário