segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Filosofia e Religião - José Pablo Feinmann

Prof. José Pablo Feinmann (UBA - Universidade de Buenos Aires)

Nota inicial: Estas anotações foram feitas no correr do video e alguma coisa pode ter se perdido. Peço tua compreensão. P.C. serão minhas observações pessoais.


Bueno. A idéia de religião está presente em todos os filósofos.

(Inclusive em filósofos que negam a existência de Deus há a ocupação com a questão religiosa. P.C.)


(É de se notar o discurso feito em 1933, na Universidade de Berlim por Martin Heidegger, um homem sempre acusado de sua ligação com o Nazismo. Mas cujas idéias são válidas como veremos. P.C.)


Karl Jaspers era um homem medíocre que trocava cartas com Heidegger. Segundo Jaspers o homem não chega a Deus pela Razão. Precisa dar um salto, sair da Razão e chegar a Deus pela fé.


Ora, a fé é a negação da razão.

(A fé é sempre cega. Não há outra forma de fé. Para me apegar a uma fé eu preciso aniquilar a Razão. Uma imbecilidade. P.C.)


Que é Deus?

Por que aparece na cultura do homem?


O homem busca explicaçã para tudo, busca saber de suas origens e destinações. Da finalidade de sua existência e, o pior, a questão de sua finitude.

A grande angústia humana. Essa finitude lhe dá a necessidade de um Ser Absoluto  »»  DEUS


Aristóteles o chama de motor primeiro.


Santo Agostinho em suas "Confissões" estabelece algumas questões:

Por que fui criado?
Vim ao mundo pelo pecado?
Por que sinto paixões?
Por que pusestes o Mal em mim?
Por que criastes o Mal?



Leibniz em sua obra nos diz que vivemos no "melhor dos mundos possíveis". Que Deus nos deu "o menos mal possível".

A Onipotência Divina se contrapoe à existência do Mal.

O Mal é fruto da Liberdade do homem.


Por que Deus fez um mundo tão imperfeito?


»»»   Deus nas filosofias   «««


Onde estava Deus em Alschwitz?

Onde estava Deus nos Campos de Concentração do Chile de Augusto Pinochet?


É cômodo crer em Deus, pois ele nos dá respostas a tudo o que nos incomoda.


A tortura de Jesus na cruz é uma justificativa para as torturas perpetradas pela Igreja na Idade Média. Se Jesus foi imolado na cruz, é justo que eu imole os hereges capazes de se opor à Santa Igreja.


Da mesma forma o Holocausto tão fortemente trabalhado pelos Judeus, busca justificar as ações do Estado de Israel contra o Povo Palestino.


Descartes precisou sair de um país católico, como a França, e se radicar na Holanda para poder pensar mais livremente.

Na Holanda duvidou de tudo, firmando seu ponto de partida no Cógito  »»  o pensamento do homem. Para Descartes o deus é o Homem. Mas Descartes acreditava em Deus.


Raciocínio de Descartes sobre Deus:

"O que está fora de mim existe.
Existe em mim a idéia de um ser perfeito.
Alguém pos essa idéia em mim.
Esse alguém é Deus."



Para Martin Heidegger, a subjetividade trazida pelo Cógito de Descartes: "Penso, logo existo" é o inicio do capitalismo.


E por que isso?

Pois o homem se coloca na centralidade de tudo. Passa a ser sujeito de si e de sua história. E passa a ter domínio sobre as coisas (Entes segundo Heidegger).


Para Heidegger os Entes dominam o mundo, e o homem se distancia do Ser. Criticava também a técnica capaz de dar ao homem a ilusão de ser maior que realmente o é.


1789  »»  Revolução Francesa  »»  Negação de Deus.

E por que negavam a Deus?


Pois Luis XVI governava por direito divino.

(Vemos aí a forte ligação da instituição Igreja com os poderes temporais da Terra, o que lhe tira a possibilidade de um vínculo
maior com a divindade. P.C.)


Segundo Immanuel Kant, Deus é o sujeito transcendental.

O mundo é aquele que o Homem/Sujeito possa conhecer.

Não há verdade divina, a verdade é humana.



Finalmente para Karl Marx: "A religião é o ópio do povo."


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Opiniões de José Pablo Feinmann.
Comentários de Paulo Cesar.

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Grato pela sua atenção.


Paulo Cesar Fernandes

07  01  2013


2013   Era da Justiça   Ano I

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