quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Duplamente santista

Hoje pela manhã tive um tempo vazio. Esperava a plotagem de algumas imagens. Ali, na banca de jornais da Minha Praça da Independência, uma praça tão igual a tantas, e tão diferente para alguns, um painel de corpos me despertou a atenção na banca.


Variadas belezas expostas, frases chamativas. Sensualidade explicita. E havia beleza ali.


Mas a Praça. A Minha Praça. A Praça da Independência roubou a cena das onze da manhã. Inundada de sol, tinha mais luminosidade que todos os corpos da banca de jornais.

Os corpos semoventes na calçada, tinham graça e beleza, uma beleza cativante, um caminhar tão típico de minha terra: sereno, manso, desangustiado.


Embevecido, fiz o giro do olhar por 360 graus, e percebi ser este o meu mundo. Algumas coisas ali tem meu cheiro, tem pedaços de minha vida, carregam momentos de emoção, carregam também tristes lembranças, como não poderia deixar de ser numa vida multipla e profunda como a minha.

Hiatos de solidão. Trechos de gratificante presença.

O Café da Praça com mais de quarenta anos.

A Livraria da Praça, que além de livraria é editora.

Tive o tempo da Sorveteria Yara na infância.

Um chão sagrado para o verdadeiro santista, o caiçara de Santos; aquele emocionado a cada retorno à cidade.

Para tantos é apenas uma praça, como o Largo de Moema; Largo Santa Cecília; Largo da Matriz de mil cidades; ou mesmo a Praça Mauá em nossa Santos.

Mas essa não. Essa é a Minha Praça.

Nos olhamos e nos amamos a cada encontro. Sem ela o Gonzaga não seria o mesmo.

Ela é a Minha Praça da Independência. Linda! Radiante! Luminosa! Símbolo forte de vitórias tantas!


E, acima de tudo: Duplamente Santista.

Do Santos que amo! 

Da Santos. Cidade que eu amo, e sempre amarei!


Paulo Cesar Fernandes

23  11  2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário