sábado, 3 de novembro de 2012

Condições para a posmodernidade

Condições para a posmodernidade

Alain Touraine 

"Depois do excesso de plenitude de 68 vem o excesso de vazio."


"É surpreendente o fenômeno dos novos filósofos. O marxismo era algo sagrado e agora foi profanado. Os soldados entraram nas igrejas e comeran as hostias. Agora - mesmo que se esteja contra os filósofos, e eu estou - já não se pode fazer nada: o marxismo foi dessacralizado. Isto é fundamental. Daí a situação de vazio."


"O 68 foi a última jornada revolucionária do século XIX, o momento en que o futuro foi teóricamente promulgado. A seguir, a conjuntura se decompos. Todos estamos vivendo essa decomposição."


"O que produziu a unidade de 68 foi a associação de diversos fatores que depois se separaram. O primeiro era o trabalhismo, algo parecido ao populismo da inteligentsia russa, que foi o fator que eu vivi mais intensamente. O segundo foi: o discurso de modernização, de liberação. E o terceiro fator foi o surgimento de novos movimentos sociais. 68 foi assim, a aliança conjuntural desses tres fatores. E o que os uniu foi o gaulismo (De Gaulle)."


"Para falar com franqueza: o verdadeiro problema dos últimos dez anos é a ruptura com o trabalhismo. E ainda mais: o que não podemos evitar, nem no plano histórico nem no prático, é a ruptura - não a oposição, mas a ruptura com o movimento operário."


"Voltando ao que dizia: o problema é o fim do movimento operário, num mundo de prática social que está se convertendo em um mundo de prática política. Consequentemente, a questão essencial é que nossa sociedade está teóricamente 'desocupada' enquanto nossa própria realidade social nem sequer é pensada. Este vazio produz, naturalmente movimentos sociais completamente ambíguos do ponto de vista político."


Paulo Cesar Fernandes

»»» Trechos selecionados por mim na leitura do documento.
»»» Busquei manter a essência do pnsamento do autor.



03  11  2012

Biografia:

Alain Touraine (Hermanville-sur-Mer, 3 de agosto de 1925) é um sociólogo francês.

Tornou-se conhecido por ter sido o pai da expressão "sociedade pós-industrial". Seu trabalho é baseado na "sociologia de acção" e seu principal ponto de interesse tem sido o estudo dos movimentos sociais. Touraine acredita que a sociedade molda o seu futuro através de mecanismos estruturais e das suas próprias lutas sociais. Tem estudado e escrito acerca dos movimentos de trabalhadores em todo o mundo, particularmente na América Latina e, mais recentemente, na Polónia , onde observou e ajudou ao nascimento do Solidarność e desenvolveu um método de pesquisa denominado intervenção sociológica.
 

Touraine ganhou imensa popularidade na América Latina bem como na Europa Continental. No entanto, esse reconhecimento tem tardado a chegar dos países do mundo anglo-saxão. De cerca de vinte livros que publicou, menos da metade foi traduzida para a Língua Inglesa

Nenhum comentário:

Postar um comentário