quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Não sei mentir

Aleida Guevara March é filha de Ernesto Che Guevara.

Entrevistada por Nestor Kohan do Coletivo Rebelion contou algumas coisas interessantes.

(Kohan é, a meu ver, um dos comunistas mais interessantes da Argentina. Por sua elaboração teórica e por sua militância.)

Ela marcara uma entrevista com Fidel Castro para ter informações, e saber mais coisas de “mi papá”. Essa forma hispânica tão linda de se referir ao pai. Já na Mafalda do Quino essa expressão me chamava atenção e sensibilizava. Sensibiliza inda hoje.

Dentre as coisas que Fidel lhe contou, um caso se deu quando estavam presos no México, antes de 1959. Fidel ordenara a todos que nenhum falasse de suas concepções políticas. Nenhum!

Assim que o policial lhe perguntou Che responde:

_ Sou marxista!!!

E de pronto inicia a discutir com o policial das posições tomadas por Stalin na URSS. Enfim...

Os demais são liberados e Che é mantido preso. E com uns tramites adicionais é também liberado. No que é imediatamente questionado por Fidel quanto à sua atitude. Sua resposta é simples e soberana:

_ Não sei mentir!!!

Aleida conta que Fidel se vira para ela na entrevista e pergunta:

_ A ver... Que hago com tu papá?

E ambos se puseram a rir da situação.

Em que pese todo mito criado, a dignidade em nossos países tem diversos nomes, é claro, mas o que mais se destaca é o de Ernesto Che Guevara. Sem qualquer dúvida.

Se, como digo: “o homem se conhece por seus atos”; ao Che lhe sobram atos de bravura e grandeza de alma ao longo da vida.

 

Paulo Cesar Fernandes

01/08/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário