sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Gil tem Fé... na Festa

Respeita Januário
Luis Gonzaga e Humberto Teixeira


"Luis respeita Januário,
Luis respeita Januário, 
Tu pode ser famoso
Mais teu pai é mais tinhoso
E com ele ninguém vai Luis
Respeita os oito baixos do teu pai
Respeita os oito baixos do teu pai."

Gosto muito de xote, xaxado, baião um pé de serra lascado.
E Fé na Festa de Gil, tem isso tudo.
É um resgate desses ritmos em homenagen, em vida de Carmélia Alves, "A Rainha do Baião" é a ela ofertado o show logo no inicio. Em outro momento mostra o carinho de Gil com ela e com a mulher de Zé Dantas, parceiro de Luis Gonzaga. Bonito de ver o Gil cheio de cuidados com a idosa mulher. Gil consegue aliar Sentimento/emoção e uma inteligência/Razão acima do normal.

Um outro coração bondoso de merecido sucesso foi Luis Gonzaga, oVelho Lua, pai de Gonzaguinha. Era de seu hábito, segundo narra a lenda, assim que encontrava em sanfoneiro dos bons, no ato lhe dava sua sanfona. E nunca gostou que chamassem de acordeon. "Sanfona é sanfona mesmo." dizia.
Mas eu acho que o Dominguinho é o grande homenageado por Gil. Gil toda hora se volta a ele com/como reverência, e merecida por sinal.
Compre o DVD. Não sei o preço pois pagaria o que fosse. Passei o cartão sem ver. E me honro de ter assim agido. Tem tudo a ver com as primeiras canções que ouvi pela voz bonita de minha irmã Arminda.
Que a vida abençoe Arminda e todos os que fazem das notas musicais um bouquet dos mais belos aromas capazes de serem produzidos pela vida.

Obrigado Arminda, obrigado Dominguinhos, e mais que tudo obrigado Gilberto Gil por todas as alegrias e emoções trazidas por tua arte a este súdito fiel.
Paulo Cesar Fernandes
11/08/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário