quarta-feira, 18 de julho de 2012

Um outro projeto

Nada representa mais meu pensar, meu sentir atual, que a imagem acima.
Uma Revolução Socialista, que una por baixo, todos os povos hispanoamericanos e os brasileiros, num único projeto de ruptura com as estruturas arcaicas de um capitalismo enlouquecedor.
Mas vou pelo chão, pelas populações ribeirinhas do Rio Lempa, Rio São Francisco; pelos povos das florestas de todos os paises; pelas periferias; pelo campesinato todo; por todos os povos originários do hispanico continente, todos estão incluidos, todos estão chamados.
É uma tarefa para gente grande. Não dinheiro. Não poder politico. Não Ego expandido.
NÃO!!!
Nada disso! Eu falo de gente grande de coração. Capaz de ensinar a ler sentado no chão, e ao mesmo tempo ensinar a pensar livremente. Isso é ser grande. Não buscar amarrar ninguém, mas ninguém mesmo, ao meu modo de pensar, ao teu modo de pensar, a um único modo de pensar. Nada disso. Somar todas as formas de pensar, respeitando cada uma delas. E, muito importante, ajudar cada pessoa a compreender como somos todos iguais nesta terra de injustiças constituida.
São 33 anos de Revolução Popular Sandinista!!!! Amanhã, 19 de julho!!!!
Talvez seja isto que me move no dia de hoje.
Mas a idéia não é de hoje. É luta para mais de uma vida.
Outros precisarão/deverão pegar o bastão e seguir na maratona de amor e justiça.
Eu morro daqui a alguns anos, mas quero que alguma coisa das minhas idéias permaneça fecundando este chão que amo; habitando mentes e corações das populações de todos os quadrantes de nossa HispanoAmerica.
Nada quero para mim. Nada mesmo.
Minha alegria e vitória será acompanhar o desenvolvimento da idéia, já sem pai nessa altura, mas se espalhando, e o idealismo continental sendo maior, bem maior que as picuinhas das divergências politico-ideológicas, coisas pequenas comparadas a uma tarefa maior.


Acima de todos nós estão nossos povos explorados! Eles vão se libertar!
Acima de todos nós está o antigo sonho de uma HispanoAmérica Unida! Ela se unirá!
Acima de todos nós está a necessidade de solidariedade! Ela nascerá!


Que acima de tudo possa emergir uma nova humanidade a partir de nosso continente.
Quem muito sofreu, muito aprendeu!
Nosso sofrido continente acumulou sabedoria, e com ela será capaz e competente, para guiar todos os povos da Terra numa nova jornada, nada messiânica, bem ao contrário.
A Razão e a Sabedoria estarão de mãos dadas conduzindo nossos povos!


Paulo Cesar fernandes


18/07/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário