quarta-feira, 4 de julho de 2012

Pertencimento

Giorgio Gaber, meu amigo espiritual e companheiro ideológico tem umas duas obras em que abordam o "Pertencimento" e o "Não pertencimento" se referindo nestas ao pertencimento à sociedade mais ampla. Nosso pertencer social.
Neste momento eu evoco meu pertencimento a instituições, a saber:
1) Centro Espirita Allan Kardec (CEAK)
2) Partido dos Trabalhadores (PT).
Estão listados na ordem exata em que chegaram na minha vida. O CEAK aos meus 10 anos e o PT aos meus 30 anos. Ambas instituições deram uma contribuição significativa em minha formação.
O CEAK me reafirmando a certeza da imortalidade do espirito, certeza que carregarei existências adiante, por certo. E me trazendo momentos de felicidade que mais palavras eu tivesse, ainda assim seria incapaz de descrever tais momentos. Guardo esses momentos como algo de mais precioso que tive nesta minha passagem terrena.
Por sua vez o PT, através do Partido Revolucionário Comunista (PRC) me permitiu o contato com a população menos favorecida de minha cidade de Santos, e com essa população estabelecer laços que acabaram estrapolando os laços meramente politicos, para se transformar em convivência de amizade. Como tudo, no transcurso do tempo foi se esvaindo.
O PRC ainda me ajudou a ver a vida de forma mais solta no que diz respeito à sexualidade, me libertando do excesso duma educação rígida nessa área. Vi corpos mais soltos, e pouco a pouco fui soltando meu corpo, no meu prazer, e na busca do prazer da companheira. Uma preocupação sempre presente. Afinal relação a dois é para dois se sentirem bem.
Abro a intimidade com a tranquilidade de quem sabe que percorreu o melhor caminho, pois pautado no respeito ao semelhante, mas o faço com o único objetivo de dizer de minha gratidão a estas duas instituições.
Obrigado sim. Muito obrigado!
Pertencimento. Isso, pertencimento. Pertencer a uma instituição não é estar todos os dias nela, ocupando cargos e absorvendo sua atmosfera.
Pertencer a uma instituição é se alegrar por seu sucesso. Assim como nos alegramos com o sucesso de nossos familiares nas suas áreas de atuação, assim me alegro a cada vitória do CEAK e do PT.
Porisso ainda fico irado quando as instituições mudam de lado.
Compreendo que, assim como reordeno minha vida a cada novo trecho da jornada, as instituições tem o mesmo direito de assim o fazer. Compreendo isso perfeitamente.
Mas quando reordeno meu roteiro, o faço sempre respeitando principios aos quais chamo de originários, por terem nascido no seio de minha familia. Coisas como ética; sinceridade; busca do bem geral; "se for competir a um cargo, o faça partindo de principios que não nos envergonhe"; etc.
Não sei mais onde é a sede do PT em Santos. Nunca mais lá fui. Estou distante disto, mas me alegro a ver o relatório de Humberto Costa no caso Carlinhos Cachoeira, e o felicitei via Facebook. Foi um feliz acerto.
Se não apoiarmos as boas causas defendidas pelas instituições,  elas seguirão se aferrando ao caminho da "porta larga, que sempre leva à perdição" nas palavras do professor.
Seguirei seguro na minha vida, aplaudindo os acertos e denunciando, sendo mordaz com os erros das instituições. Posso fazer isto com tranquilidade, pois não tenho rabo preso com ninguém.
Tenho sim uma gratidão imensa a estas instituições, e mais ainda a diversos espiritos, encarnados e desencarnados com os quais tive a felicidade de contracenar neste palco maravilhoso chamado vida.


Paulo Cesar Fernandes
04/07/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário