sexta-feira, 30 de agosto de 2013

20130830 O desenho

O desenho


A gente pensa pensar, mas não. Não pensa.


Até porque o universo a ser pensado é imenso, muito mais amplo inclusive de nossa capacidade de o antever e abarcar. Por mais interesse tenhamos.


São múltiplas as áreas onde minha ignorância ultrapassa o limite do possível, do aceitável. Já não me refiro às ciências físicas e biológicas. Mas ao estrito campo das artes, ao qual sempre me dediquei. Sempre tive interesse. Mesmo aí, a dança e a pintura são incógnitas para mim. As grandes incógnitas na equação da minha vida.


Neste mes de agosto iniciei uma aproximação ao desenho. Assim que finalizei a leitura de "Do espiritual na arte" de Wassily Kandinsky.


É outro mundo.


Coisas nunca pensadas por mim se fizeram presentes diante do meu espanto. Som, cor e formas adquirindo temperatura e penetração na alma. A arte como forma de tocar o espírito mais ou menos calorosamente. Se aproximando e se distanciando da alma.


Na música isso sempre me foi evidente. Mas Kandinsky trabalha com diversas formas de manifestação artística, estabelecendo entre elas uma conexão: um círculo e dois semi-círculos fazem o salto de uma bailarina; os ângulos formados por duas retas assumem tonalidades mais frias ou mais quentes.


Admito. Me é difícil compreender, assimilar neste primeiro momento de aproximação. Mas algo me diz ser um novo caminho a desbravar.


Afinal, um novo desafio.


E a vida sem desafios perde seu sabor/valor.


E o melhor a pensar: não há ninguém com quem competir senão com as minhas limitações.


Até porque, segundo Gandhi: "Vitorioso é o que vence a si mesmo".


Paulo Cesar Fernandes

30 08 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário