terça-feira, 5 de junho de 2012

Os dois somos apenas um

Dois entes num só viver
 
Chove em Santos.
Mas Santos não se rende, altiva segue com sua beleza.
Do ônibus, ao olhar a areia da praia a vemos toda picotada pelos pingos da chuva.
E o cheiro. Não é um cheiro qualquer, tem aroma de limpeza.
Ar limpo, cidade limpa, pensamentos limpos, corações batendo forte diante de tanta beleza.
Útero benevolente, acolhe aos viventes que a ela acorrem, se dando por inteira.
Não se faz de rogada, e espalha sua beleza por todos os recantos. Mesmo a região central/comercial, que em todas as cidades são feias, em ti Santos, tem lá um encanto que não cabe explicação, como diria Paulinho da Viola.
Diante de tanta bondade e beleza, só posso me orgulhar de ser filho teu.
Nascido no Gonzaga, Canal 3 com Tolentino Filgueiras: Hospital e Maternidade Anglo-Amaricano. Já lá se vão 60 anos quase e minhas raízes seguem cravadas no Gonzaga, na Praça da Independência mais precisamente. Onde sentados nos degraus da estátua, jóvens nos punhamos a conversar das coisas da vida, do Rock and Roll, da Ditadura Militar, dos professores de cada um...
Mesmo na Ditadura Militar Santos era bela porque resistente.
E o tempo passava célere entre um café e um sorvete, um rolê rápido e de volta ao grupo. Ao ponto focal: os degraus da estátua.
E o tempo passou célere sobre meus cabelos, deixando neles as marcas cinzentas trazidas pelas diversas vivências.
Quanto a ti Santos, não perdi o calor do espanto de viver a cada dia em ti, recebendo os ventos, os sonhos e a liberdade plena.
Menina.
Estás em mim como eu estou em ti.
Os dois somos apenas um.
Paulo Cesar -   30/11/2011

2 comentários:

  1. Linda e sensível homenagem ao lugar nascido.
    Parabéns a você e a sua cidade!.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado tem mais bondade tua que outra coisa.
      Eu sou verdadeiramente apaixonado pela cidade.
      Sou urbano por excelência.
      Em São Paulo também me inspirava a cidade. Eu morava em Moema num ap pequenino, mas era um pedaço de paraiso sobre a terra.
      Hoje, sou mais caseiro do que nunca. Meu recanto no meu escritório é uma dádiva.
      Abração. PC

      Excluir