quinta-feira, 7 de junho de 2012

Judicialização da sociedade

Quando o Legislativo é incompetente/lento no trato das questões candentes da sociedade, como é o caso brasileiro, acaba se deslocando ao Judiciário a atribuição de solucionar/definir os regramentos desses temas que requerem urgência.
Exemplo marcante nesse aspecto foi a questão do aborto de fetos anencefálicos. Câmara e Senado anos a fio rolando e enrolando o que acabou deslocando a questão para o Supremo Tribunal Federal (STF) o que foi um ganho para a nação brasileira na medida em que seus membros são muito mais gabaritados intelectualmente e cuja sensibilidade social está totalmente desvinculada aos interesses politico partidários, em geral mesquinhos.

Isto promove a judicialização da sociedade?
Sim. E isto é positivo, na medida em que todo um povo passa a acreditar nas instituições. Até porque não é capaz de saber e perceber a questão da divisão de poderes e a atribuição de cada um deles.
O aparecimento da TV Justiça, da TV Câmara e TV Senado foi um advento positivo para o cidadão minimamente interessado para que possa aquilatar cada uma das instituições e cada um de seus componentes.
Quando tinha possibilidade de falar a gerupos afirmava que a partir da década de 80 o Brasil havia dado saltos civilizatórios, capaves de serem facilmente percebidos. à medida em que a Educação for sendo tida como uma necessidade real para o progresso do pais, e melhor posicionamento no contexto internacional, instituições como a Câmara e Senado terão menor possibilidade de manter em seus quadros elementos de tão baixo padrão ético e cultural.
Falo isso com conhecimento de causa pois acompanho as TVs governamentais dado o padrão lamentável da TV comercial do país.
A TV Justiça por seu linguajar superior, e pela temática que aborda é TOP de linha diante de qualquer emissora das Organizações Time-Life Globo.

Paulo Cesar Fernandes
07/06/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário