quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

20140220 Acerca da realidade

Acerca da realidade


"A realidade é uma ave."



Sim. Concordo com o que disseram Giorgio Gaber e Sandro Luporini no titulo de sua canção. Um título capaz de carregar em si toda uma mensagem e permitir avaliações.


Pois vejamos.


Sendo a realidade uma ave, que ocorre se a prendermos?


Estancamos o processo histórico. Algo impossível.


Assim, a realidade é sempre cambiante: muda em si mesma a cada momento; e muda em seu voo percorrendo diferentemente os diversos locais do planeta.



Estando em constante câmbio não a podemos abarcar, ela sempre alça voo bem antes de a percebermos ou captarmos. Estamos sempre atrás (indietro) da realidade social e política do mundo.


"Todo cambia..." como nos ensinava a negra Mercedes Sosa em sua canção.


Queiramos ou não, tudo muda.


Dentre as mutantes coisas a realidade é a mais ágil em seus diversos movimentos.


Felizes os que, em diversos momentos de sua vida, se dedicam a olhar a realidade à sua volta com o único objetivo de transformá-la. Mesmo dentro dos limitantes de nossa compreensão agir na transformação. Pois só quem transforma o mundo com seus pensamentos e atos deixa na Terra as marcas de sua passagem.


Sejam as nossas pegadas luminosas como foram as tuas, meu amigo e meu irmão Giorgio Gaber.



A leitura do livro sobre ti, escrito por teu amigo Sandro me faz relembrar o quanto tua presença, e a presença de vossa arte foram definidoras do pensador que hora te homenageia. Sou devedor de tua lucidez e de teu afeto pela humanidade.


Somos muitos no mundo os Gaberianos.


Tal qual Hegel; Marx; Heidegger criastes escola meu irmão. E junto a ti vejo outros tantos irmãos muito caros a meu coração.


A todos meu grato abraço, pois é de vosso amparo a minha força e a energia me movendo. Temos todos os dias a nossa celebração.


Em boas companhias...


Auguri per tutti...


Paulo Cesar Fernandes

20  02  2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário