quinta-feira, 19 de abril de 2012

INIMIGOS DA HUMANIDADE - Republica Dominicana

INIMIGOS DA HUMANIDADE
Invasão da República Dominicana pelos Estados Unidos em 1965
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Operação Power Pack

A Invasão da República Dominicana pelos Estados Unidos (sob o nome de Operação Power Pack) ocorreu em 1965. Os fuzileiros desembarcaram no dia 28 de abril e foram, posteriormente, apoiados por elementos do Exército da 82a Divisão Aerotransportada. A intervenção terminou em Setembro de 1966.
Antecedentes
Após um período de instabilidade política após o assassínato do ditador dominicano de longa data Rafael Trujillo, em 1961, o candidato Juan Bosch, um fundador do Partido Revolucionário Dominicano (PRD), foi eleito presidente em dezembro de 1962 e empossado em Fevereiro de 1963. Suas políticas inclinada a esquerda, incluindo a redistribuição de terras e a nacionalização de certas explorações estrangeiras, levou a um golpe militar sete meses mais tarde por uma facção militar de direita liderada pelo General Elías Wessin. Wessin controlava o Centro de Formação das Forças Armadas ou "CEFA", um grupo de infantaria de elite com cerca de 2000 altamente treinados. Era quase uma organização independente, criada inicialmente por Ramfis Trujillo, filho do ex-ditador, para proteger o governo e vigiarem a guarda nacional, marinha e força aérea. Elías Wessin tinha afirmado: "A doutrina comunista, marxista-leninista, Castrista, ou seja lá o que é chamado, é agora proibido."
Posteriormente, o poder foi entregue a um triunvirato civil. Os novos líderes rapidamente aboliram a Constituição, declarando-a "inexistente".
Em 24 de Abril de 1965, um grupo de jovens oficiais nas forças armadas, liderado pelo coronel Francisco Caamaño, levantou-se contra o triunvirato. Esta ação foi acelerada quando o Chefe do Estado-Maior das forças armadas Dominicana, General Marcos Rivera, tentaram prender quatro exército "conspirador", mas ele foi preso em seu lugar. Os rebeldes pró-Bosch, conhecidos como "Constitucionalistas" por seu foco em restaurar o presidente constitucionalmente eleito, saíram para as ruas, apreendendo rapidamente o palácio nacional, estações de rádio e de televisão na capital, Santo Domingo e exigindo o regresso de Bosch. Francisco Caamaño e o Coronel Manuel Ramón Montes Arache foram os líderes dos Constitucionalistas. Rafael Molina Ureña foi instalado como presidente provisório. Nos dias que se seguiram, os Constitucionalistas combateram com agentes de segurança interna e os elementos militares de direita do CEFA.
O Constitucionalistas distribuiram armas à população, o que resultará na criação de esquadrões armados desregrados, conhecidos como "Comandos". Ambos os lados estavam fortemente armados e civis foram apanhados no fogo cruzado. Washington iniciou imediatamente os preparativos para a evacuação dos seus cidadãos e de outros estrangeiros que poderiam desejar deixar a República Dominicana.
A invasão dos EUA
Inicialmente, a ação militar dos EUA foi limitada à evacuação por fuzileiros dos Estados Unidos e outros civis norte-americanos da cidade de Santo Domingo. Uma zona de desembarque foi criada, no Hotel Embajador, em Santo Domingo para esse fim.
As forças pró-governamentais, chamadas lealistas, não conseguiram recuperar o controle de Santo Domingo, e a desmoralizada CEFA recuou para a sua base em San Isidro. O General Wessin e o último líder do regime deposto, Donald Reid - mais conhecido como "El Americano" ( "O americano"), ambos solicitaram intervenção dos EUA.
O Presidente Lyndon Johnson, convencido da derrota das forças Lealistas e temendo a criação de "uma segunda Cuba" na América, ordenou forças para restaurar a ordem. Citando como razão oficial para a invasão a necessidade de proteger a vida dos estrangeiros, nenhum dos quais haviam sido mortos ou feridos, uma frota de 41 navios foi enviado ao bloqueio à ilha, e uma invasão foi lançada pelos Marines e elementos das Nações Membros do Exército 82a Divisão Aerotransportada. Em última análise, 42.000 soldados e fuzileiros foram ordenados para a República Dominicana. Os Estados Unidos juntamente com a Organização dos Estados Americanos (OEA) formaram uma força militar inter-americana para ajudar na intervenção na República Dominicana. Posteriormente, a Junta Interamericana de Paz (IAPF) foi formalmente criada em 23 de Maio. Além da presença militar dos Estados Unidos, as seguintes tropas foram enviadas por cada país; 1130 do Brasil, 250 de Honduras, 184 do Paraguai, 160 da Nicarágua, 21 policiais militares da Costa Rica e 3 funcionários oficiais de El Salvador. Durante a guerra, morreram 44 soldados norte-americanos, e 200 ficaram feridos, entre a FIAP foram Seis brasileiros e cinco paraguaios que ficaram feridos em ação. Os combates continuaram até 31 de Agosto de 1965, quando foi declarada uma trégua.
Em 1 de junho eleições são realizadas para eleger um novo presidente, entre os candidatos Juan Bosch e Joaquín Balaguer, Joaquín Balaguer ganhou pelo Partido Reformista com o apoio do governo dos EUA. Em Londres Caamaño afirmou que com a ocupação militar, em Santo Domingo, o processo eleitoral foi influenciado; para ele, as eleições não podem ter sido livres, em um país ocupado por tropas estrangeiras. José Francisco Pena Gomez confirmou que houve fraudes e contestou o processo na província de Barahona. Centenas de pessoas tomaram as ruas para dizer que houve fraude.
Esta intervenção acabou em 21 de setembro de 1966, quando completou-se a retirada de tropas da chamada Força Interamericana de Paz, e com a ascensão do Dr. Joaquín Balaguer à presidência da República Dominicana em 1 junho de 1966. Relativa estabilidade política foi seguida inicialmente pelo opressivo Governo Balaguer que iria dominar a política da República Dominicana por vinte e dois anos

Nenhum comentário:

Postar um comentário