sábado, 26 de outubro de 2013

25102013 Peripatético

Tema: Melancolia


Uma questão filosófica para o médico, uma questão médica para o filósofo.

"Todos nós somos melancólicos."


Pondé: " A melancolia é um valor de nossa existência."

PC: "Quando eu percebi que não é necessário ser feliz... a vida ganhou um outro significado. Somos obrigados a ser feliz? Essa questão me fez saltar fora desse circuito."


"É impressionante como as pessoas tristes se encontram no metro."


PC.: "Sempre achei um saco o metro como0 elevadores. E não tenho claustrofobia nem nada. Até encontrar a diversão de saber o que estão lendo as pessoas. Foi um achado."


Pondé: "Parece que lucidez e angústia andam de mãos dadas."


PC: "Encarar a dor e a melancolia como elementos componentes da vida. Sem medo do preconceito e sem medo de viver com isso."


Pondé: "Como medicar a condição humana?"

PC: "Ou em "1984" ou "Admirável mundo novo" George Orwell fala da "Pílula da Felicidade". Vivemos hoje a Era da Felicidade pelas pastilhas?
Não seria melhor compreender a melancolia como parte da naturalidade da vida. Aceitar a vida tal qual é. Com dor e tudo num pacote amplo?"


Pondé: "Felicidade é o fetiche de nossa época.


Kierkegarde 1- Cético = curtir; 2- Ético; 3- Religioso 3.a) Igreja 3.b Salto na fé."


PC: "Fé cega é faca amolada. A Fé nega a Razão. A Razão é mórbida e trouxe  toda a exploração que temos hoje no mundo.
Talvez uma Razão Sensível possa ajudar a mudar essa ótica, na medida em
que traga o respeito entre as criaturas e a solidariedade seja uma norma natural e não forjada por nenhuma autoridade. Uma Razão Sensível que traga a Produtividade proposta por Erich Fromm, e a simplicidade como práxis diária."


Pondé: "Mito de Sísifo"

PC: "Carregar a pedra sempre, e toda vez mais e mais, para o cimo da montanha até o final da vida. Viver seria esse castigo? Não creio. A dor, a melancolia não suprimem a vida, são partes inerentes a ela. E nessa vida se insere mais e mais a filosofia. O Ser é dialético e pensante. Me refiro ao Ser de Heidegger que todo tempo se confronta com os Entes. Ora agradavelmente, ora conflituosamente. Mas assim o é"


Paulo Cesar Fernandes

25  10  2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário