sexta-feira, 11 de outubro de 2013

20131012 Peripatético - TV Cultura

20131012    Peripatético - TV Cultura


Tema: Fé.


Religiosos e ateu convidados. Há um dilema, um desencontro entre a Fé e a Razão.


Segundo penso onde chega a Razão a Fá se desfaz. Não há possibilidade de uma Fé Raciocinada como propoe os Kardecistas.


Falando sobre o homem Nelson Rodrigues afirma: "Quando se tira a imortalidade o homem cai de quatro." Ao que parece como um animal de quatro patas. OK.


Pondé: "As religiões são uma espécie de Auto-Ajuda." Concordo com Pondé e não recrimino nem os religiosos e nem os leitores de livros dessa categoria.


"Meu caminho pelo mundo eu mesmo faço. A Bahia já me deu régua e compasso.'  -  Aquele abraço - Gilberto Gil, o filósofo.


Toda razão ao poeta e filósofo mesmo.


Deus não está morto, vem se tornando mais e mais desnecessário. Os budistas se sentem iluminados, e sem Deus ou deuses. Estão numa boa segundo vejo alguns budistas, dentre eles Heródoto Barbero (ou Barbiero ?)


Mas chegar à inutilidade de Deus é um longo caminho.


E doloroso para os de familia religiosa. A devoção e emoção talhadas pela familia são fortes. Fazer a ruptura com Deus, quando a lógica se estabelece é revolver as profundezas longamente sedimentadas de um lago.


Quando o ateu se coloca para seus antigos pares religiosos, recebe a solidão como companheira. Cada segmento se fecha em suas verdades e não admite "traições".


Não há como, somos todos intolerantes.


Segundo Pondé falar em espiritualidade salva a pátria do camarada.


Mas de que espiritualidade se fala?


Eu a vejo como toda atividade que nos leve à abstração das preocupações impostas pela "Sociedade de Consuidores" e do capitalismo de forma geral. Principalmente a absurda competitividade imperante.


Em nosso tempo, todas as verdades e toda ortodoxia caem por terra, estão sem espaço. A dinâmica social nos solicita a dinâmica das formas de pensar.


Filósofos como Sócrates e Platão em sua busca da verdade. Erraram todos os pensadores ao pautar sua vida na busca da verdade. Não existe verdade ou Verdade. Pois nosso pensar é temporário/transitório e passível de renovação.


Só não renova seu pensar quem não busca, não faz outras leituras. Quem se cristaliza. A fixidez não cabe nos "Tempos Líquidos" de Zygmunt Bauman. Não cabe em aspecto nenhum da nossa atual existência. Tudo é um link de fácil desconexão. Veja como
é fácil desatar indesejáveis no Facebook.


Nas elaborações feitas por mim, o pensamento abstrato é um caminho para a espiritualidade. Sem a menor conexão com religiões. Uma espiritualidade exposta nas diversas áreas do conhecimento: Geologia; Semiótica; Filosofia; Sociologia; Literatura...E muito mais intensamente nas manifestações artisticas diversas. Vide Wassily Kandinsky e seu "De lo espiritual en la arte", onde demonstra como a alma pode ser afetada pelas cores; as cores quentes e as frias. Na música e na dança ele nos mostra
caminhos.


Através disso conclui: a espiritualidade não é patrimônio de nenhuma religião. Ao contrário, está fora de todas elas.


O aqui dito não tenho como verdades. Apenas ideias, sem data de vencimento prevista, mas aptas a mudar assim que novas leituras e novos saberes me completem algo mais. Somos seres incompletos, em constante processo de complementação.


Me interessa o "Peripatético" pois levanta questões instigantes provocando a reflexão.


E não é outra a tarefa da filosofia. Tal qual aprendi com o Professor José Pablo Feinmann da Universidade de Buenos Aires, cujos cursos podem ser baixados do "Canal Encuentro" do Governo da Argentina.


Confira lá.


Paulo Cesar Fernandes

12 10 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário