quinta-feira, 31 de maio de 2012

Educação e discernimento

Toda tarefa brota da personalidade. Exigindo burilamento, disciplina, renunciação e suor.
A educação confere discernimento. E o discernimento é a luz que nos ensina a fazer bem todo o bem que precisamos fazer.
                   
Palavras de Emmanuel através das mãos de Chico Xavier.

Meditando esta tarde, a página que usei como ponto de reflexão tinha estes dizeres.
Boas leituras trazem boas palavras, que induzem a bons pensamentos, que desaguam em boas ações.
Que a vida me liberte da vaidade, de qualquer tipo de competição com meus semelhantes; que a minha busca pela simplicidade possa ter exito, contando com a ajuda dos franciscanos que peço compartam minha casa e minhas atividades, o que não é uma garantia de sucesso na busca da simplicidade, uma vez que estará mais em minhas mãos que em qualquer outro coração por mais bondoso que esses corações possam ser.
Ninguém, absolutamente ninguém poderá caminhar com os meus pés senão eu.
Minha familia me ampara. Meus poucos amigos me dão segurança através de sua amizade sincera, e isso já é um grande aporte.
Mas avançar, evoluir, crescer é uma tarefa que cabe a mim. Apenas a mim e unicamente meu esforço e meu empenho garantirão meu sucesso nesse emprendimento.

Não, não sou Fernão Capelo Gaivota, mas tenho sonhos de voos, altos voos.
Quero distantes de mim as migalhas das paixões mediocres como a política partidária que só faz distanciar as pessoas da Espiritualidade que busco vivenciar.
Quero distantes de mim homens e mulheres que vivem ao res do chão como frangotes a ciscar em busca dos poderes temporais. Que mentem e prejudicam seus semelhantes sem o menor sentimento de remorso. São seres que perderam a sensibilidade humana. Fazem peças de oratória brilhantes, mas seus atos destroem toda sua fala pois são atos abjetos e indignos.

"Seja teu falar sim sim não nao" mais que isso seja teu falar condizente e coerente com teus atos.
Para não tomar exemplo familiar, trago aqui o nome de um espirita que sempre me serviu de modelo no que diz respeito à ética e à maneira leve e alegre que conduziu sua vida. O ano que tive a felicidade de desfrutar momentos do aconchego de seu lar me foi verdadeiramente referencial. Dagmar e Altivo Ferreira foram e seguem sendo exemplos de ética e de bom viver.
Que em seus corações, onde quer se encontrem, o brilho da alegria seja algo perene.


Professor Altivo Ferreira com alegria nos ensinava aspectos da Economia na Faculdade de Administração de Empresas de Santos (FAES), sua alegria tornava a rudeza da matéria mais amena. Seu prazer de ensinar comparo ao de Professor Paulo Freire professor de vida inclusive; seu discipulo Mário Sérgio Cortella e o Professor Darcy Ribeiro para finalizar.
Pequena homenagem a grandes homens, tão raros neste mundo líquido moderno. Onde sobressai a mediocridade avassaladora, sempre excluiindo quem pensa de forma autônoma e libertária.


Paulo Cesar Fernandes

31/05/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário