sábado, 26 de maio de 2012

Razão e Liberdade

Existencialismo
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O
O existencialismo afirma a prioridade da existência sobre a essência, segundo a célebre definição do filósofo francês Jean-Paul Sartre: "A existência precede e governa a essência." Essa definição funda a liberdade e a responsabilidade do homem, visto que esse existe sem que seu ser seja pré-definido.
Durante a existência, à medida que se experimentam novas vivências redefine-se o próprio pensamento (a sede intelectual, tida como a alma para os clássicos), adquirindo-se novos conhecimentos a respeito da própria essência, caracterizando-a sucessivamente. Esta característica do ser é fruto da liberdade de eleição. Sartre, após ter feito estudos sobre fenomenologia na Alemanha, criou o termo utilizando a palavra francesa "existence" como tradução da palavra alemã "Dasein", termo empregado por Heidegger em
existencialismo é uma corrente filosófica e literária que destaca a liberdade individual, a responsabilidade e a subjetividade do ser humano. O existencialismo considera cada homem como um ser único que é mestre dos seus atos e do seu destino.Ser e tempo.

A Vida
Uma definição convencional-biológica
Por mais simples que possa parecer, ainda é muito difícil para os cientistas definirem vida com clareza.
Muitos biólogos tentam defini-la como um "fenômeno que anima a matéria".
Considera-se tradicionalmente que uma entidade é um ser vivo se exibe todos os seguintes fenômenos pelo menos uma vez durante a sua existência:

1.Crescimento, produção de novas células
2.Metabolismo, consumo, transformação e armazenamento de energia e massa; crescimento por absorção e reorganização de massa; excreção de desperdício.
3.Movimento, quer movimento próprio ou movimento interno.
4.Reprodução, a capacidade de gerar entidades semelhantes a si própria.
5.Resposta a estímulos, a capacidade de avaliar as propriedades do ambiente que a rodeia e de agir em resposta a determinadas condições.



 



Dos dois itens acima depreende-se que vida/existência é fundamentalmente a capacidade de pensar, de refletir, se desdobrar sobre o próprio pensamento gerando um novo pensamento. Somos esse psicodinamismo que evoluciona e produz coisas de valor, coisas verdadeiramente maravilhosas, seja no campo da arte, seja no campo da elaboração intelectual: filosófica; sociológica; pedagógica; entre tantas.
Tendo a RAZÃO como fiel escudeira não mais teremos limites à nossa liberdade.
E quem não quer ser cada dia mais livre???
Assim será!!!   Pois assim tem que ser!!!

Paulo Cesar Fernandes

26/05/2012


Nenhum comentário:

Postar um comentário