segunda-feira, 14 de abril de 2014

20140414 Batedores de uma Nova Era

P.S.: Tua opinião é valiosa para mim. Escrevo para seres que pensam e sentem. Se voce não opinar nos comentários, pensarei que CURTIU sem ler. O que é triste.
Opine: (M)uito ruim  (A)ceitável  (M)édio   (B)om
 
 
Batedores de uma Nova Era

Que nos rouba a idade?


Tomava meu café da tarde, e esta pergunta estalou em minha mente, exigindo um posicionamento, uma resposta.


Penso que a idade e o amadurecimento nos rouba as ilusões, aquelas coisas buscadas e destituidas de significação maior. Puerilidades por vezes acalentadas anos a fio. Inutilidades a nos roubar energias.


O tempo e a idade nunca nos tiram os sonhos. eles são outra coisa, constituidos de outros materiais. Os sonhos nos impelem a seguir adiante. São como o motor de um navio, ou os jatos de um avião, fazem nossa viagem ter prosseguimento, e com uma qualidade de vida concretamente estruturada, pois seguimos com os pés no 
chão, apesar de tudo.



O sonho de um mundo melhor, por exemplo. Um mundo mais justo; um mundo com a África sem fome e sem conflitos fraticidas; um mundo sem exploradores do trabalho de seus semelhantes; um mundo quem sabe sem prisões, como propoe Angela Davis, pois apenas negros e pobres são encarcerados; um mundo sem
representatividade através de parlamentos de qualquer ordem, pois todos eles são corruptos e contra seus respectivos povos, a tecnologia de hoje nos permite definir de casa nossos destinos enquanto sociedade.


E eu vejo no mundo muita, mas muita gente mesmo com as mesmas metas, os mesmos sonhos; espalhados nos mais diversos recantos do planeta, e pensando exatamente os mesmos pensamentos, como se um fio invisível fosse costurando as mentes de todas essas pessoas, num projeto para uma Terra mais habitável.


Pessoas comuns como eu e voce, pessoas unidas em movimentos de maior ou menor expressão em seus paises. Simplesmente pessoas.


Darcy Ribeiro (Educador e antropólogo
 
 

Flávio Rangel (Diretor de Teatro
 
 

Martin Heidegger (Filósofo
 
 

Giorgio Gaber (Compositor, Cantor e ator
Pintura de Sandro Luporini


Isto é muito forte entre intelectuais e artistas, principalmente músicos. Talvez a harmonia da música, inpregne o coração do músico com um desejo de ver a mesma harmonia, no todo ao seu redor. São muito raros os profissionais da música oportunistas, a quase totalidade tem em seu sentir o seu valor maior. Muitos jogam
a vida em projetos para as futuras gerações. São muitos, e nos mais diferentes paises, nas mais diversas linguas cantando seus sonhos sociais. Emociona lembrar de cada um desses arautos de um novo amanhecer. São os artistas os "Batedores de uma Nova Era".


Assim como as autoridades mundiais precisam de batedores a lhes abrir caminhos. A Era da JUSTIÇA precisa desses honoráveis batedores para sua chegada sobre a face da Terra.


Intencionalmente não cito nomes, pois sei, cada um dos artistas envolvidos em algum projeto se sentirá contemplado pelas minhas palavras. Cada um de nós sabe o que faz, e em qual sentido o faz.

Luis Gonzaga Jr. (Poeta e cantor
 
 

Luis Alberto Spinetta (Poeta, músico, cantor
 
 

Victor Heredia (poeta, musico, cantror
ao lado de um idoso Mapuche,
Victor é defensor das causas dos
Povos Originários de nosso continente.


Isto nos traz a maturidade mental, espiritual, em alguns casos grupal, pois encontramos iniciativas de grupos de artistas, ou grupos de pessoas empenhadas em algo, movidas unicamente pelo coração. Lhes basta a motivação interna do amor ao semelhante.


Afinal. Todos nós somos a representação de um sonho de nossos pais. Até por isso, guardamos a capacidade de sonhar as nossas coisas, cada qual segundo o seu instinto, segundo o recebido no seio do lar paterno.


Não importa o que sonhamos, importa sonhar.


Parafraseando George Orwell em A Revolução dos Porcos, "Todos os sonhadores são iguais, mas uns são mais iguais que os outros". Esse grupo de sonhadores sonha a Era da JUSTIÇA, desdobrada esta em variadas manifestações, estruturantes de uma outra realidade, e de uma outra relação entre os homens de todo o mundo.


Falo aqui não aos Donos do Mundo, estes são imunes à sensibilidade. Meu manifesto é dirigido a cada habitante deste planeta. Abarco desde a mais pequena vila no meio da Nigéria ao habitante do Harlem de Nova Iorque; perpassando por toda gana de seres humanos capazes de ler e apreender as necessidades a todos nós apresentadas quando olhamos o mundo em mais ampla perspectiva.


Temos os artistas como Batedores, e cada um de nós como apoiadores privilegiados, sonhando e transpondo em cada ato esse sonho de uma Nova Era.


Pensemos nisso no próximo momento, quando a ira nos chame a agir de uma forma violenta. Acolhamos a agressão recebida num coração transformado, deixemos que ela desca na forma de uma bola aos nossos pés, e saiamos jogando em paz, na certeza da vitória da nossa causa.


Quem tem a JUSTIÇA como meta de vida já guarda ouro em seu coração.


Paulo Cesar Fernandes

14 04 2014


P.S.: Tua opinião é valiosa para mim. Escrevo para seres que pensam e sentem. Se voce não opinar nos comentários, pensarei que CURTIU sem ler. O que é triste.

Opine: (M)uito ruim  (A)ceitável  (M)édio   (B)om

2 comentários:

  1. Eu não sou mesmo de Direita!
    Também não sou de Esquerda!
    E odeio o Centro que não é uma coisa nem outra. É nada.

    Eu acredito é nos neurônios, nas ideias, e nas coisas ditas sem meias palavras, sem fingimento.
    "Digo as coisas na lata." segundo um colega de trabalho da antiga. Já era assim quando eram pretos e longos os cabelos.

    Nem o tempo e nem as pancadas da vida calam quem tem ideais.
    Tenho pouco dinheiro, mas gasto menos que ganho.
    Vida franciscana, serena, e sem sobressaltos.

    Familia, poucos amigos entre intelectuais e músicos, artistas de forma geral, meus livros, e minha espiritualidade que está longe de todas as entidades religiosas. Embora respeite e goste de cada uma das religiões.

    É outra coisa minha espiritualidade. Uma luta contra o materialismo. contra a competição. Contra o NeoLiberalismo. Em resumo: contra a INJUSTIÇA.

    Paulo Cesar Fernandes

    13 04 2014

    2014 - Ano II - Era da JUSTIÇA.

    P.S.: A Justiça será soberana na Terra. Muitos neurônios já se movimentam, nos diversos paises, tendo-a como meta. E nada vence a força do intelecto.

    ResponderExcluir
  2. Os dois posts são ideias complementares. Fontes de uma mesma preocupação de minha atualidade.

    ResponderExcluir