quarta-feira, 2 de abril de 2014

20140402 Querem pensar por nós

Querem pensar por nós


Grandes pensadores como Freud; Jung; Erich Fromm; Descartes; Kant e Hegel devem ser lidos em suas obras e nunca através de seus comentadores.


Comentadores complicam tudo. Quando lemos uma grande obra, a lemos e a compreendemos segundo nosso limite de apreensão das ideias expostas.


Os camaradas comentam e sempre querem aparecer mais que o autor, ou fazer-nos pensar através de sua visão de mundo.


A Tua visão de mundo deve ser a única importante para ti.


Baixe da WEB e leia algo de Freud, chega a ser suave a leitura. Jung sempre nos elevando a alma, Erich Fromm traz em seu humanismo toda a tradição do povo de Israel.


Vai sem medo e le.


Fazem muito terror em cima do conhecimento. E o único objetivo é nos deixar distante dele para sermos mais facilmente dominados.


"Todas as pessoas querem dominar o mundo." Este fragmento de uma música da compositora, cantora e escritora Pathi Smith diz tudo. E cada um de nós é o mundo que as outras pessoas buscam dominar das mais diversas formas.


"Te cuida!" é uma frase muito usada pelos tradutores dos filmes americanos. Mas para nós tem um sentido mais profundo: intelectual. Pois, ao final das contas: "Somos o que os outros fizeram de nós." algo muito lúcido dito na década de 60 pelo pensador francês Jean Paul Sartre.


Que buscou dizer Sartre?


Todas as instituições agiram tentando nos fazer ver segundo a ótica delas. E quando nos afastamos deles, por estar em busca de outros caminhos tão somente, somos tidos por inimigos.


Passei por isso quando fazia parte de uma corrente de esquerda abrigada dentro de um partido. Em nosso núcleo, de 30 pessoas militantes, poucos foram os que compreenderam esse meu novo rumo.


Quanto a ti?


Pensa! E busca a tua Liberdade.


O resto é Resto mesmo, nenhuma importância tem.


Paulo Cesar Fernandes

02 04 2014

P.S.: Se voce não opinar nos comentários penso que CURTIU apenas sem ler. E te deleto dos meus amigos.

Opine: (M)uito ruim  (A)ceitável  (M)édio   (B)om

Nenhum comentário:

Postar um comentário