terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Eleições em El Salvador


Cada Departamento (Estado) de El Salvador tem seus comites da Juventude Farabundo Marti para Libertação Nacional.


Um pouco de Historia


Nas primeiras décadas do século passado, trabalhando nos EEUU se encontraram Farabundo Marti, Augusto Cesar Sandino e Emiliano Zapata. Lá mesmo nos EEUU já discutiam o quanto aquele pais interferia em cada um dos paises abaixo do Rio Grande.

Voltando cada um a seu país, fizeram o que podiam para que a águia yankee descravasse suas garras dos territórios ocupados.

Não necessariamente por tropas, mas por governos títeres e lacaios o que lhe dá no mesmo.

No México nasceu o EZLN - Exército Zapatista de Libertação Nacional.

Na Nicaragua Augusto Cesar Sandino juntou 30 homens e montou seu exército chamado de "Pequeno Exército de Loucos" referenciado numa música de Carlos Mejia Godoy de nome "Eran 30 con el" bela música. Já na década de 60, um grupo de jovens idealistas, sob o comando de Carlos Fonseca Amador criam A FSLN - Frente Sandinista de Liberação Nacional cuja tarefa primeira era derrotar o ditador Anastacio Somoza. O que ocorreu en 19 de julho de 1979. Mais  adiante a FSLN se legaliza como partido e a Nicaraguita segue seu rumo em direção a uma democracia com todas as prerrogativas de um Estado estável e com sólidas instituições.


O mesmo ocorreu em El Salvador tendo como figura central Farabundo Marti. Esta história pouco conheço, sei apenas que em determinado momento se formou a FMLN - Farabundo Marti para Liberação Nacional. Uma frente guerrilheira que durante muito tempo deteve o comandoo de 2/3 do território do pais sem poder tomar a capital, e o poder mesmo, pois era certo que o governo norteamericano invadiria o pais. Em determinado momento, com ajuda de organismos internacionais e tudo a FMLN depos armas, e se tornou um partido politico legalizado. Hoje governa o pais, tendo como principal opositor o partido ARENA, composto por oligarcas tradicionas aliados do Governo dos Estados Unidos da América.
Dia 11 de março o que está em jogo é se seguem as mudanças efetivadas pelo governo da FMLN, cujo presidente é Mauricio Funes, casado com uma brasileira Vanda Pignati. Ou se vence a ARENA o partido de direita que governava o pais nas decadas anteriores à vitória da FMLN. Arena fez de tudo para seguir no poder. As maiores barbaridades ocorriam não só pelas mãos do exército regular, mas por tropas de mercenários financiadas pelos EUA. Dizimavam populações espalhavam o terror. Era o fim.

Mesmo agora, já no Governo da FMLN um amigo músico, Paquito Cutumay, foi assassinado jkunto a seu pai e sua mãe.
Paquito fazia parte do "Grupo Cutumay Camones" que esteve no Brasil e se apresentou junto ao "Grupo Raices de América" no Teatro Bandeirantes em São Paulo, pois não haviamos conseguido junto à Secretaria de Segurança do Estado de São Paulo a autorização para o Cutumay se apresentar normalmente como deveria ocorrer a exemplo de qualquer artista internacional que aqui queira se apresentar.
Esgotadas todas as possibilidades o Grupo Raices abriu um espaço dentro de seu show para que o Cutumay Camones se apresentasse e evidentemente desfraldou a bandeira da FMLN.
Foi o melhor show que assisti em minha vida toda.
Dia 11 de Março o futuro daquele pequeno país estará em jogo.
Sendo um pais unicameral a eleição será de deputados, estes é que escolherão o novo presidente até onde consegui compreender.

A rigor o que está em jogo?
Seguem as mudanças com FMLN ou voltam as oligarquias agrárias  através da ARENA.


Não poderia deixar de dizer.

El Salvador, em função de suas pequenas dimensões territoriais tem o carinhoso título de "Pequeno Polegar das Américas".

VENCEREMOS COM FMLN.

Um comentário:

  1. "Pequeno Polegar das Américas" esse nome foi dado pela poetisa chilena Gabriela Mistral, fato que não sabia na ocasião que escrevi esse texto. Abraços.

    ResponderExcluir