sábado, 30 de dezembro de 2017

20171230 Da fragilidade dos laços


Noite brava de tempestade. Vento bravio apita pelas janelas.
Raios e trovões fazem a casa tremer nos alicerces.




E ela na parte de cima da casa.
Perdeu o medo?
Noutras ocasiões estaria me pedindo abrigo.



Mantive o foco no livro.


Barulho das escadas superiores descendo alguém.
Escadas inferiores em seguida.



Ela se posta em frente minha poltrona depositando as malas no chão.

_ Volto ao meu pais. Já temos tudo pronto. Ele vai a trabalho e devemos por lá ficar.


Deitei o livro na mesinha:
_ Precisas de algo?

_ Não.
_ Vos desejo o melhor na nova vida. Bate a porta ao sair por favor.


Ela tinha fogo nos olhos ao me fitar:
_ Tudo errado. Tua esposa te abandona e tua preocupação é fechar a casa?


_ Não. Me aborreceu bastante.

_ Ao menos isso, um aborrecimento.

_ Pois, me aborreceu muito deixar meu livro por instantes. Agora segue teu rumo com teu novo amor. Espero tenhas pego tudo teu. Não quero restos na casa.


Irada ela rebateu:
_ Minha ausência é o que mereces.



Sereno como nunca respondi:
_ Eu não sabia quando, mas já esperava por isso. Finalmente chegou o momento. Vai e aprende a ser feliz. Chamou o taxi?



Nesse tempo uma buzina de auto toca.

_ Ele chegou, vai em paz.


Ela agarra as malas com raiva e sai pisando firme da casa.


De minha parte voltei ao livro. Mas a leitura não me caiu bem.

Telefonei para uma amiga, Anabela.

_ E aí? Como está? - ouvi do outro lado da linha.

_ Livre e feliz agora! Podes vir para cá agora, e traz agumas mudas de roupa. Passa alguns dias comigo.


_ Certo que sim. - disse Anabela.


_ Vamos juntos incinerar velhas memórias. - eu disse sarcasticamente.


_ E tu não vales nada mesmo. - Anabela ria muito do lado de lá.


_ Te espero, afinal... - desliguei o fone.


_ ... todos merecemos a tal da felicidade. disse para o vazio da casa.


Voltei à poltrona de leitura no aguardo da chegada da Anabela.

===
Paulo Cesar Fernandes.
30/12/2017.

Nota: Inspirado no livro "Amor Líquido" de Zygmunt Bauman.

Nenhum comentário:

Postar um comentário