quinta-feira, 17 de novembro de 2016

20161117 Livre

Livre!



Como posso ser livre se estou preso a um pensar que não é meu?

Como posso ser livre se penso como manda o partido; ou como manda o Pastor, e pastor abarca todos os que guiam ovelhas e rebanhos. Como ser livre assim?

Como posso ser livre se apenas leio e tenho como amigos os arautos de uma linha de pensamento: de esquerda; de direita; de determinada seita religiosa?

Eu não sou livre, ainda. É bem possível, ser o fato de ter como diretrizes o pensamento de Allan Kardec e de Georg Hegel, um entrave à minha Liberdade, e eu o admito.

Mas posso afirmar ser ua coisa momentânea. Amanhã ou depois posso me ver livre de Hegel, por ter divergências muito profundas com o seu "Sistema de Pensar".

Da mesma forma posso me ver livre de Allan Kardec, por achar a sua obra muito distante das necessidades do nosso tempo.

Como leio cada um desses autores levando em conta o contexto do seu tempo, isso deve demandar muito tempo para ocorrer; talvez nem ocorra nesta minha passagem pela Terra.

Antonio Abujamra dizia que idolatrava a dúvida. 

Esse é o manancial buscado por mim. Colocar a dúvida no pedestal. E enquanto ela lá estiver não terei certezas ou ortodoxias. E isso já é um progresso.

Numa das "Fitas do Ateísmo", um desses cientistas de renome fala em "Descrença" no lugar do termo "Ateu". Diz ele estar cansado das agressões recebidas pelo fato de se dizer ateu. Propondo para si o status de "Descrente".

Trago para mim esse conceito, me é simpático e coaduna perfeitamente com a eterna dúvida reinante em mim.

Minha ruptura com todas as instituições teve um início doloroso, as pessoas não compreendiam, e eu me importava com as pessoas. 

No momento em que passei a focar o meu universo um fenômeno ocorreu: o nãoEU deixou de importar. E diferentemente do egoísmo, essa postura me ajuda a olhar o outro como um dono de "Liberdade Total". Isto me restringe a possibilidade de críticas a qualquer pessoa. 

Cada qual faz sua trajetória sendo livre para faze-la da forma que quiser. 

Não confronto mais ninguém. Não tenho interesse em convencer ninguém de nada, e não quero nada de ninguém. Minha busca é comigo mesmo, e ninguém tem nada a ver com isso.

Dialogo sim, mas nunca com confronto. Não vale a pena. 

Somos pensamentos ocupando um corpo. E ninguém encarcera um pensamento numa jaula.

Sendo pensamentos, somos essencialmente LIVRES!

É isso que tenho para hoje.

Saúde e Paz às damas e aos cavalheiros. rs rs rs 


Paulo Cesar Fernandes.

17/11/2016.


Nenhum comentário:

Postar um comentário