quinta-feira, 3 de março de 2016

20160303 Ticket please

Ticket please!




Eu vou pegar esse trem. Eu preciso pegar esse trem. 

Sei. Adiante as fronteiras estarão fechadas para mim, todas as portas estarão fechadas para mim. 

Este é um mundo branco e racista. E, mais de tudo, a cor de minha pele determina.


Dos meus antepassados trago essa marca de nascença, da qual muito me orgulho. Mas, apesar disso me tem trazido dor e mais dor; por não ser como eles, exatamente como eles querem as pessoas ao redor deles.


Meus avós pendurados em árvores, neste país racista nos obrigaram a fugir do sul, no rumo das terras de Chicago onde havia trabalho e segurança. 

Sobrevivemos.


Mas agora. Uma vez mais me fazem inútil. Substituído por máquinas vindas pela modernização. Não mais emprego em Detroit (Michigan); e Chicago já não é a Meca de mais nada.


Assim preciso pegar esse trem. Mesmo sabendo: fronteiras estarão fechadas, e as portas não mais se abrem para mim e para minha geração. Tempo passou, e somos velhas peças a guardar tão somente lembranças.


Lembranças não nos alimentam os corpos.


_ Um ticket por favor. Para qualquer lugar. Já não caibo neste moderno tempo, neste moderno mundo.


Paulo Cesar Fernandes.

03/03/2016.




Nota: 

Texto nascido com muita dor, ouvindo "Soul ballads" de David Clayton-Thomas. 


Nesse texto se somam a dor dos negros dos EEUU, e a dor dos refugiados diversos, sem lugar na Europa Branca e Racista.


Por um mundo fraterno e acolhedor!

Merecemos isso, negros ou não.

Nenhum comentário:

Postar um comentário