Os Sete Princípios da Huna
A palavra Huna é sempre traduzida por "segredo" mas significa realmente "aquilo que é difícil de ver".
Se dividirmos a palavra em duas sílabas, hu e na, teremos os dois aspectos fundamentais do universo.
É muito similar a yin e yang. Hu significa basicamente "movimentação" e na significa "calma, quietação". Todo o mundo manifestado é uma combinação desses dois aspectos.
Os sete princípios essenciais estão codificados em sete palavras havaianas. Para melhor entendimento Dr. Serge King* traduziu e teceu explicações sobre eles. (Dr. King é psicólogo e treinado nas tradições xamãnicas do Havai e do Oeste da África. Foi criado no Havai onde reside atualmente).
IKE - O MUNDO É O QUE VOCÊ PENSA QUE É Você cria sua própria experiência da realidade através de suas crenças, expectativas, atitudes, desejos, medos, julgamentos, sentimentos, pensamentos e ações.
KALA - NÃO EXISTEM LIMITES Não existem limites reais entre você e seu corpo, você e as pessoas, você e o mundo, você e Deus. A separação é uma ilusão.
MAKIA - A ENERGIA FLUI PARA ONDE A ATENÇÃO VAI Os pensamentos e sentimentos que você abriga, conscientemente ou não, formam uma esquema, um projeto, desígnio ou plano para que chegue a você a experiência mais próxima e equivalente a estes pensamentos e sentimentos. A atenção dirigida é o canal tanto para o fluxo de energia biológica quanto para a cósmica.
MANAWA - AGORA É O MOMENTO DE PODER Você não está preso a nenhuma experiência do passado nem a nenhuma expectativa do futuro. Você tem o poder no presente momento para mudar as crenças limitantes e conscientemente plantar as sementes para o futuro da sua escolha.
Ao mudar seus pensamentos, você muda sua experiência. Não existe nenhum poder real fora de você pois Deus está em seu interior.
ALOHA - AMAR É ESTAR FELIZ COM O universo e os seres humanos existem devido ao amor. Em Huna, o amor implica a criação da felicidade. Tudo funciona melhor quando este princípio é seguido conscientemente pois assim a felicidade deixa de ser apenas um efeito colateral.
MANA - TODO PODER VEM DO INTERIOR Não existe poder fora de você porque o poder da Vida ou do Universo trabalha através de você em sua vida. Você é o canal para este poder; suas escolhas e decisões dirigem-no. Nenhuma outra pessoa tem poder sobre você e seu destino a menos que você permita.
PONO - A EFICÁCIA É A MEDIDA DA VERDADE Em outras palavras, todos os sistemas são arbitrários e assim fica-se absolutamente livre para usar aquilo que é eficaz.
Como na ciência, uma hipótese, isto é, uma suposição é feita para incentivar algumas experiências. É assim que o estudante da Huna deve aceitar seus princípios. Se, uma hipótese não é verdadeira e seus resultados não são os esperados, então poderá ser rejeitada.
Mas se os resultados são os esperados, então a fé vazia pode ser substituída pela confiança. E, exatamente como nos experimentos científicos, se os princípios não forem seguidos à risca, o ônus do fracasso deve ser dado ao experimentador e não à hipótese.
Voce sabe o que é Huna ?
Quando Max Freedon Long publicou seu primeiro relato da investigação sobre Huna, chamou-o de “Recuperando a Magia Antiga” e usou o termo “Ciência Secreta” ao referir-se ao sistema Huna, então você pode pensar que mais uma vez lhe apresentarão uma religião, e desta vez “havaiana” ou ainda um culto exótico ou algo assim. Mas fique tranqüilo, não é bem isso que farei.
Max era psicólogo e aos 27 anos já havia trabalhado com “Teorias, Filosofias e Dogmas”. Portanto estava pronto para um método que realmente não ficasse na esfera conceitual, mas que “AGISSE na PRÁTICA”.
Tudo é uma história que abrange mais de 50 anos da vida de Max e está narrada no livro “A Ciência Secreta em Ação” (raro, mas ainda possível de se encontrar em algumas livrarias), “Milagres da Ciência Secreta” e muitos outros que nos dão uma descrição completa das bases do Sistema, estes sim esgotados.
A Huna é algo que você faz!
Não é uma religião, não é “ocultismo” ou um “culto”. Ela é em resumo um método, uma ferramenta constituída por um sistema “psicofilosófico”, cujo arcabouço de referência é baseado em antigas idéias havaianas. Diria que Huna é uma “FORMA de VIDA”, porque nos permite viver eficazmente, com felicidade, e totalmente saudáveis.
Huna é uma ferramenta que deve ser “USADA”
Huna é um jogo de ferramentas e não faz sentido você “LER” sobre estas descobertas e sobre o que são capazes de realizar e “NUNCA USÁ-LAS”.
Huna não é “Pensamento Positivo”, mas inclui o poder de vista positivo e elimina o negativo. O pensamento positivo às vezes age e outras não. A Huna explica porquê “AGE” e o que está acontecendo de errado “QUANDO NÃO AGE”.
A Huna não é um método de “MEDITAÇÃO”, mas a meditação pode ser uma ferramenta usada para conseguir a cooperação do eu básico.
A Huna não é um sistema “XAMÂNICO”, muito embora exista o xamanismo havaiano.
Não usa parafernália estranha de “ENCANTAÇÕES” e “RITUAIS SECRETOS”, porém mostra a base disso quando usado e o que está por traz dos rituais e dos princípios que podem ser usados, derivados dos rituais tradicionais havaianos.
A partir do momento que você entender o que é Huna, verá que há muitas coisas parecidas em outros sistemas esotéricos, religiões e crenças. Achará comum e banal o conhecimento deles sobre a constituição humana tão divulgada hoje em dia e até mesmo popularizada pela Psicologia.
Ao conversar com outros sobre Huna, com certeza lhe perguntarão se você é “crente”, da “renovação carismática”, “espírita” etc... e tal. Isto ocorre porque Huna é a base de várias religiões ancestrais.
A Maçonaria contém vários princípios da Huna, assim com o Budismo, o Lamaismo Tibetano, o Xintoísmo, o Candomblé, o culto dos Eguns e por aí afora. Com o tempo você confirmará esta afirmação.
Os havaianos e também outros povos da atual Polinésia sabiam disso a mais de 5000 anos, quando Freud e Jung nem tinham sonhado em nascer !!!
Eles não só conheciam antecipadamente as partes da mente, mas sabiam com integrá-las e fazê-las trabalhar corretamente alinhadas para pudessem levar uma vida harmoniosa e equilibrada... Isto vinha a ser o que era o normal para eles.
Dentre os muitos pontos originais da Huna, temos, a saber:
1º O ser humano não possui um espírito (ou alma) como nos é ensinado em algumas religiões, mas sim “TRÊS” energias (espírito / alma), são eles:
AUMAKUA -- que vem a ser o “EU SUPERIOR”
UHANE -- que é o “EU MÉDIO”
UNIHIPILI -- que é o “EU BÁSICO”
em havaiano² adequado ao nosso conhecimento atual de psicologia.
2º O fato de que podemos aplicá-la em “QUALQUER ÁREA”, respeitada a condição “NÃO FERIR a NADA e NEM a NINGUÉM”, isto porque somos parte de um todo.
A palavra Huna quer dizer SEGREDO. Esse segredo só é transmitido entre os havaianos e de pai para filho, de ouvido para ouvido (infelizmente dos primórdios deste conhecimento não há nada escrito).
Porém graças a Max Freedon Long este conhecimento foi resgatado (ainda que uma pequena parte) e está à disposição de todos. Como foi dito Huna não é dogmática e nem sectária, e tem dois lemas básicos que são:
Em inglês: NO HURT, NO SIN. SERVE to DESERVE.
Em português: NÃO FERIR a NADA e NEM a NINGUÉM SERVIR para MERECER
Potencialmente os princípios da Huna agirão para todos. Não é preciso ter dons paranormais e nem alcançar nenhum grau para usufruir seus benefícios e se os resultados esperados não forem obtidos a Huna revela a causa do insucesso e como retrabalhar para atingir seus objetivos.
Como dizia Max Freedon Long
“Se você não está usando a Huna... com certeza está trabalhando duro demais”
(Witchsam)
Fonte:
===
Podemos chegar a principios identicos tendo como referencial apenas a filosofia de corte ocidental.
Afinal o Bem é o Bem em qualquer dimensão cultural, estética ou filosófico-religiosa.
Viver Bem e para o Bem. E ponto final!
O importante é ser feliz.
Paulo Cesar Fernandes
19 05 2014
|