sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Decadência

Ela diz que minha casa é decadente.
É verdade. Tem razão.
Mas me responda vc leitor inteligente e sensivel. Como pode um homem manter um mesmo ritmo de desenvolvimento e investimento quando sua remuneração cai de 100 para 20, isto é, 20% da remuneração anter percebida. Se o homem tiver um pouco de sensatez reordena sua vida economica. Fase difícil e desnorteante no primeiro ano. A impressão presente é que ruiu o mundo ao seu redor. Mas, pouco a pouco percebe que nada ruiu. Apenas foi necessário novo planejamento. Muitos cortes, redução a zero de coisas vitais para mim como  compra de livros, CD's, e outras tantas coisitas que nem percebia que lá estavam, mas no momento de sua falta, ou da impossibilidade de acesso a elas dei-me conta de sua presença e importância.
Decadência? É verdade, ex-noiva, tens razão. Mas apenas no que diz respeito aos aspectos materiais da existência.
No que diz respeito à sensibilidade, no que diz respeito à percepçãp interpessoal, no âmbito intelectual, já nem conto os 30 anos que estivemos separados. Me bastam os anos de 2007 para cá. Aprimoramento do frances que com ela aprendera. Chegada do Italiano  e do Alemão. Espanhol não conta por ter as formações neuronais desde a infância, devido à origem da familia. Para ajudar mais ainda, a vida me deu um cargo muito mal remunerado, mas de amplo acesso a todas as áreas do conhecimento. Qualquer livro da UNESP; USP; UNICAMP posso solicitar e ler  até o final desta minha vida. O fato de ter aposentado como Funcionário UNESP me dá este direito.
Decadência? Agora já me chega o macaquinho perguntador que tanto gosto. Será que houve decadência?
Hoje uma empresa veio trocar o gesso do banheiro superior que tinha uma avaria. Mes passado troquei o telhado da casa por um tenhado ecológico. Semana que vem inicia um pintor para uma mudança radical das cores da casa dando a ela um maior aconchego. Cor quente (alaranjado) contrastando com o branco. Todos os aposentos da parte superior da casa estarão de cara nova. Os móveis em sua maioria já tiveram novo destino.
Decadência? Será que houve decadência?
Um escritório com cada móvel feito sob encomenda. Um armário feito sob encomenda para cada uma das minhas necessidades. Todos os móveis com módulos facilmente desmontáveis para o caso de uma possível mudança de residência, na perspectiva de um HomeOfficce.
Decadência? Sim, há a decadência em muitas partes do mundo. No coração das pessoas. Nos valores das pessoas.
Na minha vida não. Todas as dificuldades, uma a uma eu as fui vencendo. Não as venci sozinho. Em primeiro lugar minha família. Em segundo lugar os amigos diversos da UNESP cujo carinho agradeço. Em seguida os amigos desencarnados da Equipe do Centro Espírita Allan Kardec cuja presença me davam a perceber o que me serviu de alento em muitas ocasiões.
Por último, mas não nemos importante a presença da Niña e do Nick cuja alegria e o rabinho abanando sempre me fizeram ver que mesmo em momentos difíceis a alegria pode estar ao nosso redor. Basta saber apreciá-la.
Nada de decadência. Um homem maduro que penou um tanto. Se readaptou/reabilitou. Amadureceu. E segue devagar num seguro processo ascencional.
Acho que qualquer agressão só nos atinge quando parte de pessoas que amamos ou que confiamos até a medula. Ou ambas as coisas.
Por te amar te pergunto: por que te deixastes só a carregar duas crianças lindas, uma em cada braço?
Por que não chamastes meu nome naquela hora? Por que tua amiga nada falou naquela hora?
Todos voces sabiam onde eu morava. Todos voces calaram. Se omitiram.
Bastava um estalar de dedos e sabes disso. Ou estou errado uma vez mais?
Ou será que a vida, em sua sabedoria, é que esteve certa por todo esse tempo?
Afinal,  esse é o fato. Entretanto .... Adelante!!!  Asi es la cosa!!!
Paulo Cesar Fernandes 
10/09/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário